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Educação do campo e inovação pedagógica: perspectivas e possibilidades
datacite.subject.fos | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Elias Lins | |
dc.contributor.author | Silva, Luzia Gonçalves Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2015-10-14T11:37:56Z | |
dc.date.available | 2015-10-14T11:37:56Z | |
dc.date.issued | 2015-05-07 | |
dc.description.abstract | As reflexões trazidas neste documento é fruto de uma longa estada no povoado de Lençóis na Escola Chico Mendes em Una-Bahia-Brasil, visando compreender quais ações pedagógicas estão sendo utilizadas para organização do conhecimento científico e social, o qual valoriza a aprendizagem do sujeito do campo. Dessa forma, para alcançar os objetivos previstos realizou-se a pesquisa à luz da etnografia, dando flexibilidade ao trabalho, construindo os ajustes necessários durante a pesquisa no campo. Nesse contexto, para a realização das análises, optou-se pela observação participante, análise dos artefatos culturais, dos documentos oficiais, diário escolar, vídeos e registros fotográficos, além da análise do discurso construído pelos sujeitos sociais: alunos, professor e comunidade, estes assumiram grande significado para a pesquisa. Por isso, pretendeu-se com este estudo, compreender se a educação do campo favorece a materialização de prática pedagógica inovadora, permitindo a participação de todos, por meio da pedagogia da equidade, e de ações multissensorias. Os resultados permitem-nos afirmar que os atos produzidos nos diversos contextos da educação do campo desse povoado valorizam a relação desses sujeitos com a terra, a aprendizagem cultural, a sua expressividade, e a ação pedagógica conscientizada. Os referenciais aqui utilizados contribuíram significativamente para interpretar o fenômeno e sustentar as possibilidades de inovação pedagógica na escola. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201899434 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/876 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia da equidade | pt_PT |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_PT |
dc.subject | Atividades multissensoriais | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Educação do campo e inovação pedagógica: perspectivas e possibilidades | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |