Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, realizou-se o presente relatório de estágio, de modo crítico e reflexivo, com base
nos conhecimentos científicos adquiridos ao longo da formação e nas experiências
ocasionadas em contexto de estágio.
No decurso da ação educativa privilegiou-se uma pedagogia centrada na criança, onde
esta possui um papel ativo na construção do seu conhecimento. Importa referir, que as
estratégias adotadas surgiram tendo em conta os interesses e necessidades das crianças,
identificados a partir da observação participante, e consequente reflexão sobre as
inferências obtidas. Neste sentido, dá-se enfoque ao papel da Investigação-Ação neste
processo, permitindo assim, o reajustamento e aperfeiçoamento das práticas educativas.
Nesta linha, o papel da estagiária passou por criar condições que atendessem às
particularidades de cada criança, favorecendo a criação de um ambiente estimulante e
significativo, onde participam todos os agentes educativos em prol do desenvolvimento
integral dos educandos. A participação das famílias e restante comunidade educativa, nos
projetos desenvolvidos, contribuiu para o estreitar de relações, indispensáveis para uma
dinâmica e gestão melhorada do processo educativo.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Estágio pedagógico Reflexão Aprendizagem Investigação-ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais