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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório tem como objetivos apresentar uma reflexão sobre a minha
experiência profissional ao longo de nove anos de serviço como docente de Matemática
e analisar o impacto de alguns instrumentos de avaliação na aprendizagem dos alunos
no tema da Estatística.
Para realizar esta investigação foi selecionada uma turma de um curso
profissional, em que quase todos os alunos revelavam dificuldades de aprendizagem em
Matemática. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de
caráter interpretativo.
Os instrumentos de avaliação usados na sala de aula e que foram alvo de análise
neste estudo foram os seguintes: testes em duas fases, trabalhos escritos e uma apresentação oral. Com estes instrumentos foi possível identificar as principais dificuldades dos alunos. Assim, verificou-se que os alunos revelaram dificuldades em mobilizar os conceitos estatísticos para contextos reais, em usar conceitos e factos estatísticos como argumentos para fundamentar uma dada tomada de posição, em comunicar as suas ideias e também em assimilar alguns conceitos, como por exemplo, o desvio padrão.
Ter usado diversos instrumentos de avaliação, contribuiu para que os alunos superassem algumas dessas dificuldades e também permitiu o desenvolvimento de várias
capacidades e competências, como a capacidade para comunicar ideias ou opiniões
oralmente ou por escrito; em usar a tecnologia para calcular medidas estatísticas ou usar modelos matemáticos que ajudou a interpretar a realidade. Também contribuiu para que os alunos se tornassem mais letrados estatisticamente e, desta forma, cidadãos mais informados e críticos, com maior capacidade para intervir no meio social.
Description
Keywords
Avaliação Teste em duas fases Trabalhos escritos Apresentação oral Educação estatística . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia