Repository logo
 
Publication

Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem em estatística

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorChá, Arlindo Vieira Chá
dc.date.accessioned2013-04-23T15:45:13Z
dc.date.available2013-04-23T15:45:13Z
dc.date.issued2013-04-23
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivos apresentar uma reflexão sobre a minha experiência profissional ao longo de nove anos de serviço como docente de Matemática e analisar o impacto de alguns instrumentos de avaliação na aprendizagem dos alunos no tema da Estatística. Para realizar esta investigação foi selecionada uma turma de um curso profissional, em que quase todos os alunos revelavam dificuldades de aprendizagem em Matemática. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de caráter interpretativo. Os instrumentos de avaliação usados na sala de aula e que foram alvo de análise neste estudo foram os seguintes: testes em duas fases, trabalhos escritos e uma apresentação oral. Com estes instrumentos foi possível identificar as principais dificuldades dos alunos. Assim, verificou-se que os alunos revelaram dificuldades em mobilizar os conceitos estatísticos para contextos reais, em usar conceitos e factos estatísticos como argumentos para fundamentar uma dada tomada de posição, em comunicar as suas ideias e também em assimilar alguns conceitos, como por exemplo, o desvio padrão. Ter usado diversos instrumentos de avaliação, contribuiu para que os alunos superassem algumas dessas dificuldades e também permitiu o desenvolvimento de várias capacidades e competências, como a capacidade para comunicar ideias ou opiniões oralmente ou por escrito; em usar a tecnologia para calcular medidas estatísticas ou usar modelos matemáticos que ajudou a interpretar a realidade. Também contribuiu para que os alunos se tornassem mais letrados estatisticamente e, desta forma, cidadãos mais informados e críticos, com maior capacidade para intervir no meio social.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/377
dc.language.isoporpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTeste em duas fasespor
dc.subjectTrabalhos escritospor
dc.subjectApresentação oralpor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleInstrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem em estatísticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Exatas e Engenhariapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoArlindoCha.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: