Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.76 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A supervisão pedagógica, no âmbito da formação inicial de professores, é entendida
como o trabalho desenvolvido pelo supervisor (na Região Autónoma da Madeira mais
comummente conhecido como orientador de estágio) junto dos estagiários nas escolas.
Assim sendo, tentámos inteirar-nos sobre a supervisão pedagógica efectuada ao 3º Ciclo
do Ensino Básico e Secundário na Região Autónoma da Madeira. Para tal entrevistámos
os supervisores em exercício de funções, no ano lectivo de 2002/2003, para indagarmos
das suas representações sobre a sua prática supervisiva.
Partimos para o nosso trabalho com o referido objectivo, orientados pela legislação vigente, e sobretudo, por uma literatura especializada em supervisão pedagógica nomeadamente na definição do seu raio de acção, nos modelos e práticas supervisivas, na função do supervisor, nas estratégias activas de formação e nas concepções pedagógicas do estágio.
Description
Keywords
Formação inicial Formação de professores Estágio pedagógico Supervisor Orientação de estágio Supervisão Práticas supervisivas Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais