Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.74 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo insere-se no domínio da investigação sobre a liderança na
educação pré-escolar, a compreensão emocional e que características estes líderes infantis possuem para que sejam encarados desta forma. No pré-escolar, a investigação sobre liderança é bastante escassa (Morda & Waniganayake, 2010, citados por Mawson, 2010).
A liderança é um construto que se desenvolve a partir da infância, em crianças em idade
pré-escolar e que é influenciado através das relações que cada criança tem com os pares.
Através deste estudo, pretendemos estudar a liderança em crianças da educação
pré-escolar. Realizámos dois estudos, sendo o primeiro sobre a perceção das crianças das
características da liderança infanti,l onde obtivemos uma visão do líder diferenciada pelo género e o segundo estudo sobre quais as variáveis que caracterizam a liderança em
crianças do pré-escolar, ou seja, pretendíamos saber o que as crianças valorizam nos pares.
Participaram nestes estudos crianças da educação pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, provenientes quer do meio rural, quer do meio urbano. Com estas crianças, foram realizados três testes: a Classificação Dirigida (Roazzi, Federicci e Wilson,
2001), um Teste Sociométrico e o Test of Emotion Comprehension (TEC) (Pons, Harris, &
de Rosnay, 2004), na sua versão portuguesa Teste de Compreensão das Emoções (Roazzi,
Dias, Minervino, Roazzi e Pons, 2008). Para além destes três, os encarregados de educação
das crianças participantes preencheram um Questionário Sociodemográfico.
Descobrimos que existem diferenças na forma de pensar e de escolher o líder, consoante o género da criança, que o facto de as crianças terem irmãos ou não influencia
na escolha para líder, que a regulação emocional é importante na escolha para líder e existem correlações importantes entre a preferência social, o impacto social, o estatuto social, as notas T da escolha, rejeição e chefe.
Description
Keywords
Crianças do Pré-escolar Liderança Compreensão emocional Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades