Repository logo
 
Publication

A prática pedagógica no contexto da sala de aula em educação de jovens e adultos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.advisorFrança, Robson Luiz de
dc.contributor.authorRocha, Divania Freire dos Santos
dc.date.accessioned2016-04-07T11:26:44Z
dc.date.available2016-05-08T00:30:09Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar se existem práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos do pressuposto de que a inovação pedagógica se faz necessária no processo de aprendizagem em sala de aula de EJA, tendo em vista que é possível observar que as grandes transformações que acontecem na sociedade têm levado tanto a mudanças ambientais quanto a avanços tecnológicos que poderão influenciar o contexto da sala de aula e consequentemente a aprendizagem dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico, através de um estudo de caso que contribui para uma melhor explicação das situações vivenciadas no processo de aprendizagem. Em se tratando de pesquisa etnográfica, o presente trabalho visou observar a realidade em que o discente desenvolve a aprendizagem, sendo assim, fazendo uso da observação participante. O campo de observação da pesquisa e a coleta de dados realizaramse na Escola Municipal Luiz Corrêa de Araújo no município de São Lourenço da Mata, no estado de Pernambuco. Participou deste estudo uma turma de EJA compostas por 14 alunos da fase II. As aulas acontecem à noite. A maior parte destes alunos são trabalhadores, ou seja, durante o dia trabalham e à noite vão à escola. Utilizamos como procedimentos de coleta de dados anotações em diários, para registro da pratica pedagógica para relatório reflexivo e comparativo. Buscou-se compreender os aspectos observados registrando em diário as vivências significativas no processo da aprendizagem durante as visitas feitas ao campo de observação. A pesquisa indicou a necessidade de novos estudos sobre inovação nas práticas pedagógicas em turmas de EJA, pois concluímos que ela não está sendo praticada, limitando o espaço de novos conceitos e métodos de ensino/aprendizagem, e praticando apenas métodos tradicionais.pt_PT
dc.identifier.tid201114542
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1125
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA prática pedagógica no contexto da sala de aula em educação de jovens e adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDivaniaRocha.pdf
Size:
846.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: