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Sexualidade na adolescĂȘncia: a convivĂȘncia de conflitos e a interferĂȘncia na aprendizagem escolar. Um estudo de caso numa escola privada de ensino fundamental em Itabuna-Bahia-Brasil
dc.contributor.author | Silva, Eliabe Izabel Moraes da | |
dc.date.accessioned | 2011-06-08T10:31:45Z | |
dc.date.available | 2011-06-08T10:31:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa o desabrochar precoce da sexualidade na adolescĂȘncia e a influĂȘncia que estas atitudes estĂŁo interferindo na aprendizagem escolar dos prĂ©-adolescentes da Escola Pio XII. Procuramos demonstrar como a realização de um trabalho planejado de forma dinĂąmica, abrangente com prĂĄticas pedagĂłgicas criativas e açÔes educativas inovadoras podem levar o grupo a elaborar um pensamento que resgate o sentido de novo, moderno, dinĂąmico, atual,inusitado, discutindo de forma cientĂfica e crĂtica com enfoques inovadores os temas do interesse do grupo, esclarecendo as dĂșvidas, questionando situaçÔes novas na vida de cada um, buscando aproximação com a vida do estudante, levando a um trabalho de construção de valores pensando numa mudança real, na busca da auto-afirmação de uma postura coerente e madura. Pretendemos mostrar os passos utilizados para a elaboração de um trabalho multidisciplinar, objetivando inovar o ensino de temas que envolvam o desenvolvimento fĂsico, social e psicolĂłgico de crianças que estĂŁo explicitando precocemente sentimentos sexuais em relação aos colegas, deixando de priorizar aspectos da vida social e psicolĂłgica que irĂŁo sedimentar o seu futuro como cidadĂŁo. Foi elaborado um projeto objetivando dinamizar o processo ensino-aprendizagem, buscando atravĂ©s de mĂșltiplas atividades mostrarem que Ă© possĂvel conviver com naturalidade com o crescimento fĂsico, psĂquico, o despertar da sexualidade, as sensaçÔes e desejos, construindo harmonicamente um trabalho educacional abrangente onde adolescer passa a ser natural e inerente ao ser humano, num mundo em mudança. Sendo necessĂĄria uma reflexĂŁo, discussĂŁo e intervenção, no Ăąmbito da pesquisa em educação, buscando atravĂ©s de um projeto multidisciplinar criar uma inovação pedagĂłgica na abordagem de temas relacionados ao problema observado. | por |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elias Lins GuimarĂŁes | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/157 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Precocemente | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Itabuna-Bahia (Brasil) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de CiĂȘncias Sociais | por |
dc.title | Sexualidade na adolescĂȘncia: a convivĂȘncia de conflitos e a interferĂȘncia na aprendizagem escolar. Um estudo de caso numa escola privada de ensino fundamental em Itabuna-Bahia-Brasil | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |