Publication
A gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Eduína Marilena Telo Neves | |
dc.date.accessioned | 2016-02-24T12:25:40Z | |
dc.date.available | 2016-03-25T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | É na primeira infância que as crianças aprendem a rotular as emoções, mas só muito mais tarde aprendem a distinguir as manifestações emocionais comportamentais. Se por um lado, umas ainda não conseguem controlar os seus impulsos quando estão a tentar resolver os conflitos entre pares, outras dependem exclusivamente do adulto para tudo o que fazem, há outras, que são tímidas por natureza e não interagem com os colegas (Katz & McClellan, 2001). O estudo foi operacionalizado numa instituição particular na Ilha da Madeira, foi realizada uma amostragem por conveniência, constituída por 27 crianças do jardim-deinfância, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A recolha de dados foi feita através de um questionário de dados sociodemográficos, entrevista semiestruturada e de um teste de avaliação psicológica (TEC - Test of Emotion Comprehension). Os resultados indicam que as crianças apresentam dificuldades em identificar situações de conflito e no que concerne à capacidade de compreensão das emoções, a maioria das crianças que participaram no estudo apresentaram resultados positivos na compreensão emocional, nomeadamente no reconhecimento das emoções e na compreensão das causas externas das emoções. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201116472 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1066 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Compreensão emocional | pt_PT |
dc.subject | Ensino Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |