Repository logo
 
Publication

Que avaliação na educação de infância?

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.contributor.authorFrança, Ana Maria
dc.date.accessioned2022-05-10T14:13:14Z
dc.date.available2022-05-10T14:13:14Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractPartindo da ideia de que a racionalidade existente na organização intencional de contextos de aprendizagem, na Educação de Infância, exige uma avaliação, esta reflexão procura tornar evidente a forte relação, do ponto de vista conceptual, entre o currículo e a avaliação. Após a discussão, em termos gerais, da evolução dos modelos curriculares, como referenciais da prática pedagógica, envereda-se pela análise de três modelos pedagógicos específicos de Educação de Infância: o modelo High Scope, o modelo do Movimento da Escola Moderna - MEM, e o modelo de Reggio Emilia, deles extraindo o papel fundamental da observação (participante) na avaliação, enquanto ferramenta imprescindível para a promoção de aprendizagens significativas.pt_PT
dc.description.abstractStarting from the idea that the rationality existing in the intentional organization of learning contexts in Childhood Education requires an evaluation, this reflection seeks to make evident the strong relationship, from the conceptual point of view, between curriculum and evaluation. After discussing in general terms, the evolution of curriculum models, as benchmarks of teaching practice, the analysis is turned to three specific pedagogical models in Childhood Education: the High Scope model, the model of the Modern School Movement - MEM, and the model of Reggio Emilia, extracting from them the fundamental role of (participant) observation in the evaluation, while indispensable tool to promote meaningful learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, J. M., & França, A. M. (2015). Que avaliação na educação de infância?. Interacções, 10(32), 40-53 pp. https://doi.org/10.25755/int.6347pt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.6347pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4268
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectModelos pedagógicospt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectPedagogical modelspt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleQue avaliação na educação de infância?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage53pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage40pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameFrança Kot-Kotecki
person.givenNameJesus Maria
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.ciencia-id2C1F-D30A-61E1
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.orcid0000-0002-4313-8363
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Que avaliação na educação de infância.pdf
Size:
348.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format