Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Envolvimento das crianças nos espaços públicos comerciais. Design de um dispositivo móvel de entretenimento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto de Mestrado_LSF_2022.pdf12.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Como pode o Design de Espaços contribuir para uma inclusão mais empática e não consumista das crianças em zonas comerciais privadas, como os Centros Comerciais? Esta dissertação partiu desta interrogação, para dar resposta à solicitação que o Centro Comercial Forum Madeira (Forum Madeira) fez à Universidade da Madeira (UMa), em criar um dispositivo de entretenimento infantil para os seus espaços abertos. Este foi o ponto de partida para tentar estudar de que forma as crianças se envolvem em locais, que pela sua génese, não são projetados para esta faixa etária, mas sim para facilitar o consumo de bens, produtos e serviços. O desenho e organização das cidades, o seu crescimento e a falta de criação de espaços públicos que favoreçam o crescimento em liberdade e segurança das crianças, a vida doméstica e familiar cada vez mais complexa, remete a responsabilidade do desenvolvimento infantil, para outro tipo de espaços, como as escolas, parques temáticos de entretenimento, parques infantis e os centros comerciais. Com este pano de fundo, foi nossa intenção projetar um artefacto lúdico que potenciasse as relações interpessoais entre as crianças dos 3 aos 12 anos, gerando a partir deste dispositivo móvel atividades lúdicas, criativas e dinâmicas, que despertem por um lado, o interesse e a curiosidade, e por outro, colabore para uma relação mais empática com o espaço comercial em si. A solução encontrada, foi denominada a “Camioneta Mágica”, fazendo alusão ao regionalismo do termo e à performance do artefacto. Trata-se de termos de processo em Design de um projeto completo, ou seja, partimos do método do Double Diamond para a conceptualização e desenho, a seguir nos ajustes e correções durante a produção, assim como a construção estratégica da sua implementação no mercado. A sessão de inauguração ocorreu em junho de 2018, e podemos afirmar que este produto de entretenimento já faz parte do imaginário das crianças madeirenses e do Forum Madeira.
How can Space Design contribute to a more empathetic and non-consumerist inclusion of children in private commercial areas, such as Shopping Centres? This dissertation started from this question, to answer the request of the Madeira Forum Shopping Centre, which consisted in creating a children's entertainment device for its open spaces. This was the starting point to try to study how children get involved in places, which by their genesis, are not designed for this age group, but to facilitate the consumption of goods, products and services. The design and organisation of cities, their growth and the lack of creation of public spaces that favour the growth in freedom and safety of children, domestic and family life that is becoming more and more complex, remits the responsibility for child development to other types of spaces, such as schools, thematic entertainment parks, playgrounds and shopping centres. With this background, it was our intention to design a playful artifact that could enhance interpersonal relationships between children aged 3 to 12 years, generating from this mobile device playful, creative and dynamic activities, which on the one hand arouse interest and curiosity and on the other hand, contribute to a more empathetic relationship with the shopping space itself. The solution found was called the “Camioneta Mágica”, alluding to the regionalism of the term and the performance of the artifact. In terms of Design process, it is a complete project, i.e., we started from the Double Diamond method for the conceptualization and design, followed by adjustments and corrections during production, as well as the strategic construction of its implementation in the market. The inauguration session took place in June 2018, and we can state that this entertainment product is already part of the imaginary of Madeira's children and Fórum Madeira.

Description

Keywords

Design dos espaços públicos Infância Brincar Processo em design Produto Design of public spaces Childhood Play Design process Product Design dos Espaços . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License