Repository logo
 
Publication

Investigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educação

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.date.accessioned2020-10-30T15:40:39Z
dc.date.available2020-10-30T15:40:39Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar como a metodologia qualitativa tem sido aceite e reconhecida na área da Psicologia. Especificamente, pretende-se analisar as dissertações de mestrado realizadas num curso de mestrado em Psicologia da Educação, entre os anos 2010 e 2018, numa universidade pública portuguesa, e que estavam disponíveis online, no repositório digital institucional. A busca no repositório decorreu em duas fases, em fevereiro e em dezembro de 2018, mediante os descritores definidos. Encontraram-se 82 dissertações de mestrado, sendo 63 (77%) estudos quantitativos e 19 (23%) estudos com recurso a metodologia qualitativa [8 (10%) estudos qualitativos e 11 (13%) estudos mistos]. Nos estudos qualitativos verificou-se diversidade em termos de temática e de paradigmas adotados. Nos estudos mistos, vários eram caracterizados como estudos de caso e combinavam formas distintas de recolha de dados. Os dados permitem verificar um predomínio do recurso à metodologia quantitativa nas dissertações de mestrado produzidas.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyse how qualitative research has been accepted and recognised in the area of Psychology. Specifically, is intended to analyse the master's dissertations carried out under a master's degree course in Educational Psychology, between 2010 and 2018, in a Portuguese public university, which were available online, in the institutional digital repository. The search in the repository was carried out in two phases, using the defined descriptors, in February and in December of 2018. There were 82 master's dissertations, 63 (77%) were quantitative studies and 19 (23%) were studies using qualitative methodology [8 (10%) qualitative studies and 11 (13%) mixed studies]. In the qualitative studies there was diversity in the themes and paradigms adopted. In the mixed studies, several of them were characterised as case studies and combined distinct forms of data collection. The data allow to verify a predominance of the quantitative methodology in the master’s dissertations produced.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P. (2019). Investigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educação. Campo Abierto. Revista de Educación, 38(2), 229-240.pt_PT
dc.identifier.doi10.17398/0213-9529.38.2.229pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2952
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFacultad de Educación de la Universidad de Extremadurapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectMetodologia mistapt_PT
dc.subjectFormação graduadapt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectMixed methodspt_PT
dc.subjectGraduate educationpt_PT
dc.subjectPsychologypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInvestigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspañapt_PT
oaire.citation.endPage240pt_PT
oaire.citation.startPage229pt_PT
oaire.citation.titleCampo Abierto. Revista de Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume38(2)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Investigaçãoqualitativa baseada em evidênciaAnaAntunes.pdf
Size:
98.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format