Publication
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Maria Fernanda Batista Pestana | |
dc.contributor.author | Fernandes, Carina Aveiro | |
dc.date.accessioned | 2016-10-06T14:08:33Z | |
dc.date.available | 2016-11-06T01:30:08Z | |
dc.date.issued | 2015-10 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1247 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Escola EB1/PE da Achada | pt_PT |
dc.subject | Infantário Golfinho I | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem pela ação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |