Repository logo
 
Publication

Percepções dos professores do desporto escolar sobre a relação entre o sector escolar e o sector federado da Região Autónoma da Madeira

dc.contributor.authorSoares, Jorge
dc.date.accessioned2018-08-14T11:09:32Z
dc.date.available2018-08-14T11:09:32Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA Lei Quadro do Sistema Desportivo da Região Autónoma da Madeira(5) defende que o desporto escolar deve ser desenvolvido numa relação de articulação com o desporto federado. O estudo seguiu dois objectivos: detectar se os professores envolvidos em cargos no desporto escolar na Madeira também estavam envolvidos no sector federado e conhecer as percepções dos mesmos sobre a relação que deve existir entre ambos os sectores. A amostra contabilizou um total de 255 participantes, representando 98% do universo dos professores do desporto escolar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, construídos a partir do estudo de Correia & Rosado(4) e adaptado à Madeira a partir do seu programa de actividades(7). O tratamento dos dados fez-se através do SPSS e da técnica não paramétrica de independência do Qui-quadrado (p=0,05). Os resultados identificaram um total de 117 professores (45,9%) envolvidos em cargos no sector federado, sendo o cargo de treinador e a modalidade de futebol, aqueles que maiores percentagens colheram, 73,5% e 30,7%, respectivamente. A maioria dos inquiridos (51,8%) acha que deve existir uma relação mais próxima, de articulação e de cooperação entre o sector escolar e o federado, contra 24,7% que acham que não, e 21,2% que optaram por não expressar a sua convicção. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo dos professores que estavam ligados ao desporto federado e o grupo dos professores que não tinha ligação ao federado (p=0,003). De realçar ainda que dos 124 professores que não estavam envolvidos no sector federado, 54 (43,5%) são a favor de uma relação de proximidade entre ambos os sectores. Em conclusão, os resultados sugerem uma maior articulação e cooperação entre os sectores escolar e federado.pt_PT
dc.description.abstractThe Sports System Law Framework of Autonomous Region of Madeira5 argues that school sports should be developed in articulation with the federated sport. The study carried out and presented hereunder had two main objectives: to determine if the teachers involved in school sports positions in Madeira were also involved in the federated sector and also to identify their perceptions concerning the relationship that should exist between both sectors. The sample covered a total of 255 participants, representing 98% of the universe of teachers in school sports. The questionnaire used to collect the data was put together departing from the study of Correia & Rosado4 and adapted to Madeira in accordance with its programme of activities7. Data was processed with SPSS and the independence non-parametric technique of the chi-square (p=0.05). The results show a total of 117 teachers (45.9%) involved in the federated sector, and the positions of coach and football modality were the ones that scored the highest percentages, 73.5% and 30.7% respectively. The majority of the respondents (51.8%) think there should be a closer relationship, in the form of articulation and cooperation between the federated and school sector, against 24.7% who do not agree with this point of view, and 21.2% who chose not to express their position. The results also show significant differences between the group of teachers who were linked to federated sport and the group of teachers who had no connection with it (p=0.003). Furthermore, from the 124 teachers who were not involved in the federal sector, 54 (43.5%) are in favour of a closer relationship between both sectors. In conclusion, the results suggest greater coordination and cooperation between the federated and school sectors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSoares, Jorge. (2009). Percepções dos professores do desporto escolar sobre a relação entre o sector escolar e o sector federado da Região Autónoma da Madeira. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 9(2), 76-82. Recuperado em 08 de agosto de 2018, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000200009&lng=pt&tlng=pt.pt_PT
dc.identifier.issn1645-0523
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2076
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Desporto da Universidade do Portopt_PT
dc.subjectDesporto escolarpt_PT
dc.subjectDesporto federadopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectSchool sportpt_PT
dc.subjectFederated sportpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectOrganizationpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePercepções dos professores do desporto escolar sobre a relação entre o sector escolar e o sector federado da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage82pt_PT
oaire.citation.startPage76pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Ciências do Desportopt_PT
oaire.citation.volume9(2)pt_PT
person.familyNameAlexandre Pereira Soares
person.givenNameJorge
person.identifier1134189
person.identifier.ciencia-id401A-C876-0979
person.identifier.orcid0000-0002-7357-2320
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6d85f1e6-ea92-4602-b186-65d8e54b007d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6d85f1e6-ea92-4602-b186-65d8e54b007d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Percepções dos professores do desporto escolar.pdf
Size:
328.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: