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Inteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário da RAM

dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa
dc.contributor.authorAndrade, Cláudia Alexandra Rodrigues
dc.date.accessioned2014-07-28T10:55:18Z
dc.date.available2014-07-28T10:55:18Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivos compreender a inteligência emocional e o engagement como fator de proteção face ao burnout, bem como estudar as relações entre a inteligência emocional, o engagement e o burnout. Mayer e Salovey (1997) definem a inteligência emocional como a capacidade de perceber, avaliar e de expressar as emoções, baseada em quatro níveis: capacidade de perceber, usar, conhecer e regular as emoções para facilitar o pensamento. O engagement é um construto recente a nível mundial, integrado na corrente da psicologia positiva. O oposto ao engagement é o Burnout, expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia (França, 1987, citado por, Carlotto,2012). A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (26.4%), 3º ciclo (57.2%) e Secundário (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM). Como instrumentos, utilizámos um Questionário de Dados Sócio-Demográficos e Profissionais, o Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24), o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley, o Questionário de Engagement e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Para confirmar a relação estatística entre a inteligência emocional, o engagement e o burnout foi realizado um teste de correlação de Spearman entre as variáveis. Encontrámos correlações significativas entre a atenção emocional e o vigor, na dedicação, na absorção e na realização profissional. Relativamente à inteligência emocional dos professores, revelou-se como adequada em ambos os sexos nas três dimensões do construto. No que concerne ao engagement, os professores revelaram valores altos de vigor, dedicação e absorção. Concluiu-se que quanto maior a reparação das emoções, o vigor e a dedicação, menor é a exaustão emocional. Por outro lado, quanto maior a reavaliação das emoções, maior a exaustão emocional.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid201115115
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/622
dc.language.isoporpor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectBurnoutpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectExpressividade emocionalpor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleInteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário da RAMpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

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