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Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Fernandes, Marco Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T14:23:19Z | |
dc.date.available | 2016-08-07T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico (EP) representa para os professores estagiários uma importante oportunidade para por em prática os conteúdos aprendidos ao longo da sua formação académica, e que servem de base para a sua intervenção enquanto profissional do ensino da Educação Física (EF). Através deste trabalho propomos-mos a apresentar, fundamentar e refletir o EP de EF realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, ao longo do ano letivo 2012/2013. A prática letiva incluiu o planeamento, realização e controlo/avaliação de atividades físicas, da aptidão física e dos conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção da aptidão física em duas turmas (7º2 e 12º PSI). Este domínio incluiu ainda a construção de um instrumento para a observação de aulas. Para além da atividade letiva, o EP englobou outras atividades, nas quais o papel do professor estagiário foi de grande relevo para a sua concretização. As atividades de integração no meio abrangeram a caracterização da turma, o estudo caso e a ação de extensão curricular, que promoveu a inter-relação entre professores, encarregados de educação e alunos em torno da promoção do desporto na natureza e da multidisciplinaridade. A atividade de intervenção na comunidade escolar destinou-se a toda a comunidade educativa e procurou promover a criação de hábitos de vida saudáveis, o desenvolvimento do espírito crítico, estético, cultural e a interação entre a Escola e a Comunidade. As atividades de natureza científico-pedagógica abordaram o ensino dos desportos de natureza na escola (ação individual) e a realização da avaliação diagnóstica em EF (ação coletiva), com o intuito de contribuir para a formação contínua dos professores de EF da Região. A realização do EP e de todas as atividades que o compõem revelou-se fundamental para a formação contínua do professor, na medida em que contribuiu para a preparação do mesmo para atuar perante múltiplas situações. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1209 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |