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A cultura organizacional na perspetiva dos docentes: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira

dc.contributor.advisorBento, António Maria Veloso
dc.contributor.advisorFerreira, Henrique da Costa
dc.contributor.authorFerreira, Maria Luísa Rebolo Rodrigues de Abreu
dc.date.accessioned2013-09-17T15:08:09Z
dc.date.available2013-09-17T15:08:09Z
dc.date.issued2013-09-17
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA cultura organizacional de escola é uma realidade complexa mas, simultaneamente, passível de ser interpretada e compreendida. A literatura dá conta de duas formas de perspetivar a cultura organizacional: por um lado, a forma gestionária que enfatiza as culturas integradoras que favorecem o alcance da excelência e competitividade e, por outro, as formas críticas e reflexivas que procuram compreender o processo de construção e manifestação da cultura. A escola evidencia a sua cultura através de artefactos verbais, visuais, simbólicos e comportamentais que a singularizam, assim como crenças, valores e pressupostos que fundamentam as perceções, atitudes e expetativas dos seus membros. O propósito desta investigação foi caraterizar a cultura organizacional de uma escola básica dos 2º e 3º ciclos numa articulação entre o referido conceito e as perceções dos docentes. Pretendeu-se, por um lado, inventariar e descrever as variáveis que estiveram na base da construção da cultura organizacional da escola e, por outro lado, relacionar e correlacionar as variáveis em estudo de forma a evidenciar o tipo de cultura privilegiado pelos docentes, enquanto valores no seu desempenho profissional.Desta forma, o percurso metodológico teve abordagens mistas, de natureza qualitativa e quantitativa, privilegiando, como estratégia de pesquisa, o estudo de caso numa dimensão descritiva e correlacional. Os instrumentos de recolha de dados foram as fontes documentais e o inquérito por questionário construído para o efeito. Os resultados apontam para a coexistência, no mesmo contexto, de diferentes manifestações da cultura, confirmando as evidências da literatura. Por outro lado, também deu conta das tensões exercidas sobre a escola e os docentes, nomeadamente no que se refere aos valores organizacionais, fazendo sobressair dois tipos de cultura: a de Apoio e a de Objetivos.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/460
dc.language.isoporpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectCultura organizacional de escolapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleA cultura organizacional na perspetiva dos docentes: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação – Administração Educacionalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação – Administração Educacionalpor

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