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A cultura organizacional na perspetiva dos docentes: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Henrique da Costa | |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Luísa Rebolo Rodrigues de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T15:08:09Z | |
dc.date.available | 2013-09-17T15:08:09Z | |
dc.date.issued | 2013-09-17 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | A cultura organizacional de escola é uma realidade complexa mas, simultaneamente, passível de ser interpretada e compreendida. A literatura dá conta de duas formas de perspetivar a cultura organizacional: por um lado, a forma gestionária que enfatiza as culturas integradoras que favorecem o alcance da excelência e competitividade e, por outro, as formas críticas e reflexivas que procuram compreender o processo de construção e manifestação da cultura. A escola evidencia a sua cultura através de artefactos verbais, visuais, simbólicos e comportamentais que a singularizam, assim como crenças, valores e pressupostos que fundamentam as perceções, atitudes e expetativas dos seus membros. O propósito desta investigação foi caraterizar a cultura organizacional de uma escola básica dos 2º e 3º ciclos numa articulação entre o referido conceito e as perceções dos docentes. Pretendeu-se, por um lado, inventariar e descrever as variáveis que estiveram na base da construção da cultura organizacional da escola e, por outro lado, relacionar e correlacionar as variáveis em estudo de forma a evidenciar o tipo de cultura privilegiado pelos docentes, enquanto valores no seu desempenho profissional.Desta forma, o percurso metodológico teve abordagens mistas, de natureza qualitativa e quantitativa, privilegiando, como estratégia de pesquisa, o estudo de caso numa dimensão descritiva e correlacional. Os instrumentos de recolha de dados foram as fontes documentais e o inquérito por questionário construído para o efeito. Os resultados apontam para a coexistência, no mesmo contexto, de diferentes manifestações da cultura, confirmando as evidências da literatura. Por outro lado, também deu conta das tensões exercidas sobre a escola e os docentes, nomeadamente no que se refere aos valores organizacionais, fazendo sobressair dois tipos de cultura: a de Apoio e a de Objetivos. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/460 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Cultura organizacional de escola | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | A cultura organizacional na perspetiva dos docentes: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação – Administração Educacional | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional | por |