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Famílias com necessidades educativas especiais: lutos e perdas: um estudo na Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBeja, Maria João Gouveia Pereira
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa
dc.contributor.authorPestana, Anísia José Sousa
dc.date.accessioned2015-12-02T09:44:00Z
dc.date.available2016-01-05T01:30:13Z
dc.date.issued2015-02
dc.description.abstractQuando nasce um indivíduo com uma incapacidade ou a adquire ao longo do percurso de vida, a família lida de uma determinada forma com essa nova e indesejada notícia. O presente estudo teve como intuito verificar que impacto tem a presença de filhos portadores de incapacidade no ciclo vital da família. Pretende-se compreender a perda e o processo de luto inerente a estas famílias, nomeadamente os sentimentos e reações face à incapacidade dos filhos, mudanças na vida dos pais, momentos mais difíceis e relacionamento que os pais têm com os filhos com necessidades educativas especiais. Para a realização da investigação, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas a 13 pais, 12 do género feminino e 1 do género masculino com idades compreendidas entre os 30 e 63 anos, com escolaridade desde a 4ª classe até o Doutoramento. Recorreu-se à Grounded Theory com o intuito de encontrar as categorias principais relacionadas com o impacto da presença de necessidades educativas especiais na família. As quatro categorias identificadas demonstram que o diagnóstico é um fator importante para o processo de aceitação do indivíduo com NEE. Os pais relatam sentimentos negativos perante a incapacidade do filho, falta de informação, falta de diversos apoios, nomeadamente o social, monetário, terapêutico, médico e psicológico. Falam também dos preconceitos existentes na sociedade e a falta de recursos para a inclusão do indivíduo com NEE. Os pais demonstram preocupação em relação às transições intrínsecas ao próprio ciclo de vida dos indivíduos com NEE, à inclusão na sociedade e à incerteza do futuro. Estas preocupações podem afetar a funcionalidade da família, constituindo as causas para diversas mudanças e reajustes no seio familiar, manifestando-se maioritariamente na mudança de rotinas. Podendo também ocorrer mudanças estruturais na família, como sendo o divórcio. A relação dos pais com os filhos pode ser considerada como boa, caracterizada por sentimentos positivos e amor incondicional.pt_PT
dc.identifier.tid201120313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/925
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerdapt_PT
dc.subjectLutopt_PT
dc.subjectSentimentospt_PT
dc.subjectMudançaspt_PT
dc.subjectReaçõespt_PT
dc.subjectIncapacidadept_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleFamílias com necessidades educativas especiais: lutos e perdas: um estudo na Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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