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Famílias com necessidades educativas especiais: lutos e perdas: um estudo na Região Autónoma da Madeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Beja, Maria João Gouveia Pereira | |
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa | |
dc.contributor.author | Pestana, Anísia José Sousa | |
dc.date.accessioned | 2015-12-02T09:44:00Z | |
dc.date.available | 2016-01-05T01:30:13Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | Quando nasce um indivíduo com uma incapacidade ou a adquire ao longo do percurso de vida, a família lida de uma determinada forma com essa nova e indesejada notícia. O presente estudo teve como intuito verificar que impacto tem a presença de filhos portadores de incapacidade no ciclo vital da família. Pretende-se compreender a perda e o processo de luto inerente a estas famílias, nomeadamente os sentimentos e reações face à incapacidade dos filhos, mudanças na vida dos pais, momentos mais difíceis e relacionamento que os pais têm com os filhos com necessidades educativas especiais. Para a realização da investigação, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas a 13 pais, 12 do género feminino e 1 do género masculino com idades compreendidas entre os 30 e 63 anos, com escolaridade desde a 4ª classe até o Doutoramento. Recorreu-se à Grounded Theory com o intuito de encontrar as categorias principais relacionadas com o impacto da presença de necessidades educativas especiais na família. As quatro categorias identificadas demonstram que o diagnóstico é um fator importante para o processo de aceitação do indivíduo com NEE. Os pais relatam sentimentos negativos perante a incapacidade do filho, falta de informação, falta de diversos apoios, nomeadamente o social, monetário, terapêutico, médico e psicológico. Falam também dos preconceitos existentes na sociedade e a falta de recursos para a inclusão do indivíduo com NEE. Os pais demonstram preocupação em relação às transições intrínsecas ao próprio ciclo de vida dos indivíduos com NEE, à inclusão na sociedade e à incerteza do futuro. Estas preocupações podem afetar a funcionalidade da família, constituindo as causas para diversas mudanças e reajustes no seio familiar, manifestando-se maioritariamente na mudança de rotinas. Podendo também ocorrer mudanças estruturais na família, como sendo o divórcio. A relação dos pais com os filhos pode ser considerada como boa, caracterizada por sentimentos positivos e amor incondicional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201120313 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/925 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perda | pt_PT |
dc.subject | Luto | pt_PT |
dc.subject | Sentimentos | pt_PT |
dc.subject | Mudanças | pt_PT |
dc.subject | Reações | pt_PT |
dc.subject | Incapacidade | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Famílias com necessidades educativas especiais: lutos e perdas: um estudo na Região Autónoma da Madeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |