Repository logo
 
Publication

A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores

dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Salgueiro de
dc.date.accessioned2013-04-02T10:09:18Z
dc.date.available2013-04-02T10:09:18Z
dc.date.issued2013-04-02
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractApesar de esta investigação ser sobre a formação de professores, não pretende ser apenas mais uma sobre o tema. Por isso, encaro-a numa perspectiva pouco habitual: partindo do princípio de que os alunos são os melhores conhecedores do trabalho dos professores, acredito que as suas opiniões sobre o trabalho docente, em particular, e sobre a escola, em geral, poderão não só criar um ambiente mais propício para a aprendizagem mas também transformar positivamente quer o desempenho quotidiano quer a formação dos professores. A necessidade de se encontrar um novo modelo de formação emerge da constatação de que no seu dia-a-dia os professores se vêem confrontados com o cumprimento de rotinas que os impedem de ver e escutar com atenção os alunos e de através deles reflectirem sobre o seu trabalho. Além disso, esta invisibilidade do aluno é também consequência do desprezo a que as opiniões dos alunos têm sido votadas na formação de professores, quer na inicial, quer na contínua. Tudo isto tem contribuído, muitas vezes, para o esquecimento do aluno como elemento central do trabalho dos professores, tantas vezes mais absorvidos no cumprimento de uma miríade de funções que lhes são impostas do que com a criação de condições de aprendizagem favoráveis. Defende-se, por isso, o recentrar a formação e a prática dos professores nos alunos, através do desenvolvimento de uma relação dialógica que comprometa reciprocamente docentes e discentes na procura de processos de aprendizagem mais adequados às novas exigências da sociedade hodierna. Adoptando uma metodologia etnográfica, de cariz qualitativo, e baseada num estudo de caso, a Escola Básica e Secundária do Porto Santo, desenvolvi uma investigação que me permitiu ouvir os alunos sobre as práticas docentes e deduzir daí alguns contributos para a formação de professores.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid201175061
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/356
dc.language.isoporpor
dc.subjectVoz dos alunospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática de professorespor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectCiências da Educação-Supervisão Pedagógicapor
dc.subject.por
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleA voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoFranciscoOliveira.pdf
Size:
474.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: