Publication
A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores
dc.contributor.advisor | Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes | |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Salgueiro de | |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T10:09:18Z | |
dc.date.available | 2013-04-02T10:09:18Z | |
dc.date.issued | 2013-04-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | Apesar de esta investigação ser sobre a formação de professores, não pretende ser apenas mais uma sobre o tema. Por isso, encaro-a numa perspectiva pouco habitual: partindo do princípio de que os alunos são os melhores conhecedores do trabalho dos professores, acredito que as suas opiniões sobre o trabalho docente, em particular, e sobre a escola, em geral, poderão não só criar um ambiente mais propício para a aprendizagem mas também transformar positivamente quer o desempenho quotidiano quer a formação dos professores. A necessidade de se encontrar um novo modelo de formação emerge da constatação de que no seu dia-a-dia os professores se vêem confrontados com o cumprimento de rotinas que os impedem de ver e escutar com atenção os alunos e de através deles reflectirem sobre o seu trabalho. Além disso, esta invisibilidade do aluno é também consequência do desprezo a que as opiniões dos alunos têm sido votadas na formação de professores, quer na inicial, quer na contínua. Tudo isto tem contribuído, muitas vezes, para o esquecimento do aluno como elemento central do trabalho dos professores, tantas vezes mais absorvidos no cumprimento de uma miríade de funções que lhes são impostas do que com a criação de condições de aprendizagem favoráveis. Defende-se, por isso, o recentrar a formação e a prática dos professores nos alunos, através do desenvolvimento de uma relação dialógica que comprometa reciprocamente docentes e discentes na procura de processos de aprendizagem mais adequados às novas exigências da sociedade hodierna. Adoptando uma metodologia etnográfica, de cariz qualitativo, e baseada num estudo de caso, a Escola Básica e Secundária do Porto Santo, desenvolvi uma investigação que me permitiu ouvir os alunos sobre as práticas docentes e deduzir daí alguns contributos para a formação de professores. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.tid | 201175061 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/356 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Voz dos alunos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática de professores | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | |
dc.title | A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |