Repository logo
 
Publication

Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos

dc.contributor.authorMartins, Sónia Matilde Pinto Correia
dc.contributor.authorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.date.accessioned2017-01-19T12:08:16Z
dc.date.available2017-01-19T12:08:16Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.pt_PT
dc.description.abstractThis paper describes and analyses a project carried out with two elementary school classes, working together with robots, by taking learning as a phenomenon intrinsically connected to participation in communities of practice (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). We intend to characterize the participants, the implemented methodology of work , the description of the artifacts used, analyze the relationship between the participants and the robots, as well as participation patterns revealed with this type of work while trying to emphasize the contributions arising from participation in digital social environments to students’ learning, such as the participation and the joint negotiation of meanings, the importance for the students who have “built” the robots, the history of the project, and the definition of a shared repertoire and a joint enterprise.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, S. M. P. C., & Fernandes, E. M. D. S. (2015). Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos. Revista Brasileira de Educação, 20 (61), 333-358.pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782015206104pt_PT
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1344
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias e educaçãopt_PT
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectAprendizagem como participaçãopt_PT
dc.subjectTechnology and educationpt_PT
dc.subjectLearning as participationpt_PT
dc.titleRobots como ferramenta pedagógica nos primeiros anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F099850%2F2008/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage358pt_PT
oaire.citation.startPage333pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume20 (61)pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameMartins
person.familyNameFernandes
person.givenNameSónia
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-id9611-2AAE-F51C
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0001-8336-4165
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isProjectOfPublication91c84b63-3be2-4f44-8e7f-fb1013472719
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery91c84b63-3be2-4f44-8e7f-fb1013472719

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ElsaFernandes1.pdf
Size:
297.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: