Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas na utilização de quadros interativos multimédia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorSoares, Helena Maria Ramos
dc.date.accessioned2016-01-07T14:30:49Z
dc.date.available2016-02-08T01:30:09Z
dc.date.issued2014-01
dc.description.abstractMudança, rutura, inovação – estas são algumas das principais demandas da realidade do século XXI, num mundo que avança vertiginosamente face a um futuro incerto. A noção de proficiência enquadra-se em praticamente todos os cenários com que o ser humano se depara. Em temos educacionais urge adequar as evoluções tecnológicas, que controlam a maioria das tarefas do quotidiano, aos processos educativos implementados nas escolas, bem como na vida de cada indivíduo como ser construtor do seu saber; desta forma, alguns requisitos tornam-se prementes face à construção de um conhecimento válido e universal. O modo como as tecnologias assumiram um papel preponderante na maioria dos sistemas educativos postula estudos empíricos que apresentam uma perceção da articulação entre as tecnologias e os atuais métodos de ensino-aprendizagem. A presente investigação propõe-se analisar uma ferramenta cognitiva da atualidade – o Quadro Interativo – no que concerne às estratégias e práticas pedagógicas a ela associadas. Este estudo baseia-se numa metodologia preponderantemente qualitativa cujo objetivo consiste em reunir os dados mais recentes relacionados com o tema, incidindo no uso de técnicas e instrumentos de índole qualitativa nomeadamente observação, entrevistas e análise documental. Não se pretende tirar ilações ou generalizações dos factos, sendo que, a investigação visa estudar casos nos quais se encetam práticas pedagógicas com recurso às novas tecnologias, em particular ao Quadro Interativo, numa perspetiva de rutura paradigmática, averiguando em que medida estas práticas representam cenários inovadores. Foi possível apurar que a tecnologia não é sinónimo de inovação pedagógica uma vez que os processos de ensino estão presentes nas observações da investigadora; a tecnologia é usada na abordagem e esclarecimento de conteúdos curriculares porém, contribui para a retenção de informação e a aquisição do conhecimento inerente aos conteúdos referidos ao incrementar a motivação dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201178168
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/975
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectFerramenta cognitivapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectQuadro Interativo (QI)pt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePráticas pedagógicas na utilização de quadros interativos multimédiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ciências da Educação na Área de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoHelenaSoares.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: