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Ações afirmativas como prática de inovação pedagógica : a experiência da escola da comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho-PE
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Manuel Nogueira | |
| dc.contributor.advisor | Amorim, Roseane Maria de | |
| dc.contributor.author | Neto, Manoel Zózimo | |
| dc.date.accessioned | 2016-01-06T14:54:29Z | |
| dc.date.available | 2016-02-07T01:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2014-06 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo verificar se a implementação das ações afirmativas que interferem favoravelmente no processo de aprendizagem e na construção da identidade das crianças e jovens da comunidade Quilombola Onze Negras, podem ser entendidas como instrumento de Inovação Pedagógica. Para isso, inicialmente, embasamos teoricamente este estudo através da compreensão do conceito de ações afirmativas, e realizamos um resgate histórico das lutas empreendidas pelos negros no Brasil, tendo por foco a formação das comunidades quilombolas e a identidade dos negros brasileiros. Na sequência, as incursões à comunidade em estudo, a observação das suas vivências e a realização de inquéritos e entrevistas, dentro e fora da escola, permitiram-nos permear as nossas reflexões acerca deste contexto. Assim, a base metodológica utilizada nesta investigação foi a etnopesquisa crítica de natureza descritivo-exploratória e de abordagem qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram a observação participante, a entrevista semi estruturada e o questionário. Os dados recolhidos possibilitaram-nos descrever, interpretar, compreender e analisar as ações cotidianas de nossos atores em seu ambiente natural, e, deste modo, concluir que as ações afirmativas realizadas no seu interior e mais especificamente na escola da comunidade Onze Negras, proporcionando um fortalecimento da identidade negra, podem ser vistas como instrumento de inovação pedagógica. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201178206 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/972 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ações afirmativas | pt_PT |
| dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade Quilombo Onze Negras | pt_PT |
| dc.subject | Identidade negra | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Ações afirmativas como prática de inovação pedagógica : a experiência da escola da comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho-PE | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | pt_PT |
