Repository logo
 
Publication

O soft power cinematográfico e o colonialismo em Lagaan, Princesa Mononoke e Avatar

dc.contributor.authorNavarro, Cristiano André Hoppe
dc.contributor.authorMaia, Hélio José Santos
dc.date.accessioned2020-12-09T10:02:43Z
dc.date.available2020-12-09T10:02:43Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstract: A arte como expressão da alma humana possui o poder da leveza e da beleza, denuncia, torna visível, esclarece e convence. Nesse caminho, o cinema representa uma "arma" no arsenal contra o colonialismo em contextos pós-coloniais em que as territorialidades estão em disputas de forma multidimensional, seja na cultura, nos bens minerais, nos recursos naturais, fauna e flora. “Arma” essa que se adequa ao conceito de Soft Power de Joseph Nye (2004a). Nesse sentido, o presente trabalho, objetiva apontar algumas intersecções entre a arte do cinema, aspetos das relações entre povos colonizadores, colonizados e as subsequentes teorias pós-coloniais delas decorrentes. A partir daí, analisam-se os roteiros de três filmes identificados com a temática do colonialismo, quais sejam o indiano Lagaan (Gowariker, 2001), o japonês Princesa Mononoke (Miyazaki, 1997) e o estadunidense Avatar (Cameron, 2009). Como conclusão, entre outras, evidencia-se que as obras cinematográficas auxiliam nas discussões e visão crítica a respeito de temáticas sensíveis como colonialismo em contextos pós-coloniais.pt_PT
dc.description.abstractArt as an expression of the human soul has the power of lightness and beauty, denounces, makes visible, clarifies and convinces. In this way, cinema represents a "weapon" in the arsenal against colonialism in post-colonial contexts in which territorialities are in disputes in multidimensional way, whether in culture, mineral goods, natural resources, fauna and flora. “Weapon” that fits Joseph Nye's (2004a) Soft Power concept. In this sense, the present work aims to point out some intersections between the art of cinema, aspects of the relations between colonizing, colonized peoples and the subsequent post-colonial theories arising from them. From there, the scripts of three films identified with the theme of colonialism are analyzed, namely the Indian Lagaan (Gowariker, 2001), the Japanese Princess Mononoke (Miyazaki, 1997) and the American Avatar (Cameron, 2009). As a conclusion, among others, it is evident that cinematographic works assist in discussions and critical view regarding sensitive themes such as colonialism in post-colonial contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation10.34640/52020CTCNSOFpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3025
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectColonialismopt_PT
dc.subjectPós-colonialismopt_PT
dc.subjectSoft powerpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectLagaanpt_PT
dc.subjectPrincesa Mononokept_PT
dc.subjectAvatarpt_PT
dc.subjectColonialismpt_PT
dc.subjectPost-colonialismpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO soft power cinematográfico e o colonialismo em Lagaan, Princesa Mononoke e Avatarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage64pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.titleO soft power cinematográfico e o colonialismo em Lagaan, Princesa Mononoke e Avatarpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O soft power cinematográfico e o colonialismo emCristianoNavarro.pdf
Size:
656.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format