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Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira
| dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
| dc.contributor.author | Costa, Andreia Rubina da Conceição | |
| dc.date.accessioned | 2013-04-12T13:35:58Z | |
| dc.date.available | 2013-04-12T13:35:58Z | |
| dc.date.issued | 2013-04-12 | |
| dc.date.submitted | 2011 | |
| dc.description.abstract | Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações e consequente gestão de recursos humanos, em termos escolares, urge perceber que percepções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança. O estudo compreendeu uma fase exploratória que envolveu a pesquisa de teorias e trabalhos desenvolvidos, nomeadamente, monografias, livros, teses e artigos, de forma a construir-se um quadro teórico de referência acerca da gestão de recursos humanos e da liderança. O modelo de orientação privilegiado foi o das “5 Práticas da Liderança Exemplar” de Kouzes e Posner (2009). A investigação, de natureza quantitativa e qualitativa, privilegiou como estratégia de pesquisa o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados a análise de conteúdo e o inquérito por questionário. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) desenvolvido por Kouzes e Posner (2003b). A análise de conteúdo recaiu sobre dois documentos da escola, a saber, o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluímos que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”. Os inquiridos consideram que o líder adopta práticas de uma liderança exemplar, no entanto, a sua frequência é inferior às que deverão ser observadas num líder eficaz. A prática mais frequentemente observada, no líder, é “Permitir que os outros ajam”. Por último, por categoria, verificou-se que é o Pessoal Docente que percepciona mais frequentemente comportamentos de liderança exemplar no líder. | por |
| dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/366 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Organizações escolares | por |
| dc.subject | Gestão de recursos humanos | por |
| dc.subject | Liderança | por |
| dc.subject | Práticas de liderança | por |
| dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
| dc.subject | . | por |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
| dc.title | Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares: estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ciências sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na área de Administração Educacional | por |
