Publication
Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Fino, Carlos Manuel Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2010-05-18T14:34:47Z | |
dc.date.available | 2010-05-18T14:34:47Z | |
dc.date.issued | 2000 | |
dc.description.abstract | O estudo, que incide sobre a actividade de uma turma do primeiro ano do primeiro ciclo trabalhando na sala de computadores da sua escola situada em meio urbano da cidade do Funchal, descreve e interpreta criticamente a cultura emergente e no interior da qual a turma de alunos de seis anos, a sua professora e um investigador exploraram computadores, em tarefas que se pretenderam curricularmente integradas, durante todo o ano lectivo de 1997/98. Trata-se de um estudo de características etnográficas - observação participante activa - em que o investigador chegou a assumir um grau de implicação bastante elevado. O estudo divide-se em duas partes. Na primeira faz-se a revisão da literatura, discutindo-se as questões da a) cultura, da b) incorporação da tecnologia na escola, da c) linguagem Logo e dos seus pressupostos teóricos, da d) cognição em interacção e cooperação na perspectiva de Vygotsky e continuadores, procurando-se clarificar o conceito de cultura da escola - o que levou à identificação de um invariante cultural - e fundamentar uma opção de intervenção educativa. Na segunda parte discute-se a e) metodologia, f) caracteriza-se a escola onde decorreu o estudo, g) descreve-se e interpreta-se a cultura emergente da actividade da turma, cuja orientação decorreu à luz da intervenção educativa deduzida na primeira parte. | pt |
dc.identifier.tid | 101085648 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/12 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | pt |
dc.subject | Cognição | pt |
dc.subject | Computadores | pt |
dc.subject | Cooperação | pt |
dc.subject | Etnografia | pt |
dc.subject | Logo | pt |
dc.subject | Observação participante | pt |
dc.subject | Tecnologia | pt |
dc.subject | . | |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do Ensino Básico | pt |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Fino | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier.ciencia-id | 021C-1CEE-3211 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3835-6224 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56909966900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | doctoralThesis | pt |
relation.isAuthorOfPublication | d2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a |