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Metodologias de determinação de alturas de onda para dimensionamento de obras marítimas
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | pt_PT |
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lousada, Sérgio António Neves | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Roberto da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T15:12:07Z | |
dc.date.available | 2016-11-19T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.description.abstract | O clima marítimo ao longo da costa da Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta algumas diferenças, sendo para isso fundamental efetuar uma análise das características oceanográficas e geotécnicas do Arquipélago da Madeira. A referida análise tem como pressuposto retratar, o mais fiável possível, as diferenças, incidindo especialmente nos Portos do Funchal, Caniçal, Porto Moniz e Porto Santo. A caracterização e simulação da propagação da agitação marítima, aplicada a estruturas portuárias da RAM, representam o cerne desta dissertação, sendo os seus objetivos primordiais: a definição da onda de projeto de uma obra marítima; a descrição da metodologia de determinação de estimativas de longo prazo; a análise comparativa; a definição de metodologias de cálculo e a aplicação a registos da costa da RAM. Numa primeira fase procedeu-se à recolha de informação bibliográfica e de todos os registos informáticos disponibilizados pelas identidades responsáveis, nomeadamente a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM). Posteriormente efetuou-se um registo fotográfico das estruturas portuárias de modo a poder enquadra-las geograficamente na região. Com recurso aos dados fornecidos pela APRAM e a folhas de cálculo desenvolvidas no programa Microsoft Excel foi possível efetuar uma análise das alturas de onda significativa, do período de pico e da direção de ocorrência, por forma a poder caracterizar a agitação marítima que ocorre em cada um dos locais alvo deste estudo, sendo esta complementada pela análise das variáveis oceanográficas através do programa Carol. O passo seguinte incidiu sobre a análise da propagação da agitação marítima em cada um dos locais analisados, com recurso ao programa Mopla e à caracterização supracitada, por forma a conseguir definir a altura de onda que ocorre na estrutura portuária em causa. Como tarefa final são expostas as principais conclusões, algumas considerações finais e alguns objetivos que deveriam ser alcançados num futuro próximo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201290430 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1263 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Propagação de ondas | pt_PT |
dc.subject | Altura de onda significativa | pt_PT |
dc.subject | Obras públicas marítimas | pt_PT |
dc.subject | Clima marítimo | pt_PT |
dc.subject | Portos de mar | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Porto da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Metodologias de determinação de alturas de onda para dimensionamento de obras marítimas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Civil | pt_PT |