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Metodologias de determinação de alturas de onda para dimensionamento de obras marítimas

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambientept_PT
dc.contributor.advisorLousada, Sérgio António Neves
dc.contributor.authorGonçalves, Roberto da Silva
dc.date.accessioned2016-10-19T15:12:07Z
dc.date.available2016-11-19T01:30:09Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractO clima marítimo ao longo da costa da Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta algumas diferenças, sendo para isso fundamental efetuar uma análise das características oceanográficas e geotécnicas do Arquipélago da Madeira. A referida análise tem como pressuposto retratar, o mais fiável possível, as diferenças, incidindo especialmente nos Portos do Funchal, Caniçal, Porto Moniz e Porto Santo. A caracterização e simulação da propagação da agitação marítima, aplicada a estruturas portuárias da RAM, representam o cerne desta dissertação, sendo os seus objetivos primordiais: a definição da onda de projeto de uma obra marítima; a descrição da metodologia de determinação de estimativas de longo prazo; a análise comparativa; a definição de metodologias de cálculo e a aplicação a registos da costa da RAM. Numa primeira fase procedeu-se à recolha de informação bibliográfica e de todos os registos informáticos disponibilizados pelas identidades responsáveis, nomeadamente a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM). Posteriormente efetuou-se um registo fotográfico das estruturas portuárias de modo a poder enquadra-las geograficamente na região. Com recurso aos dados fornecidos pela APRAM e a folhas de cálculo desenvolvidas no programa Microsoft Excel foi possível efetuar uma análise das alturas de onda significativa, do período de pico e da direção de ocorrência, por forma a poder caracterizar a agitação marítima que ocorre em cada um dos locais alvo deste estudo, sendo esta complementada pela análise das variáveis oceanográficas através do programa Carol. O passo seguinte incidiu sobre a análise da propagação da agitação marítima em cada um dos locais analisados, com recurso ao programa Mopla e à caracterização supracitada, por forma a conseguir definir a altura de onda que ocorre na estrutura portuária em causa. Como tarefa final são expostas as principais conclusões, algumas considerações finais e alguns objetivos que deveriam ser alcançados num futuro próximo.pt_PT
dc.identifier.tid201290430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1263
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPropagação de ondaspt_PT
dc.subjectAltura de onda significativapt_PT
dc.subjectObras públicas marítimaspt_PT
dc.subjectClima marítimopt_PT
dc.subjectPortos de marpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectPorto da Madeirapt_PT
dc.subjectEngenharia Civilpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleMetodologias de determinação de alturas de onda para dimensionamento de obras marítimaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

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