Publication
Escola e família: da inevitabilidade da comunicação à construção de uma realidade relacional (estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Básico)
dc.contributor.author | Beja, Maria João Gouveia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2011-10-14T11:15:07Z | |
dc.date.available | 2011-10-14T11:15:07Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Com esta investigação procurou-se aprofundar o conhecimento sobre o processo comunicacional que se estabelece entre a escola e a família ao nível do 1º ciclo do ensino básico, e mais especificamente descrever as práticas e apreender e compreender o significado que os professores conferem a essas práticas. Numa primeira fase foram inquiridos 132 professores do 1º ciclo do ensino básico do Funchal através de um questionário traduzido e adaptado (Montandon, 1989), através do qual se procuraram identificar as práticas de contacto individual e colectivo e as suas circunstâncias. Numa segunda fase promoveu-se a discussão em dois focus groups distintos de modo a compreender o significado que os agentes no terreno e os peritos em educação, quer na área governativa quer na área formativa, conferiam às práticas comunicacionais. Os resultados indicaram que os professores preferem os contactos individuais e informais com os pais, de quem têm em geral uma representação negativa, e cuja principal finalidade é o conhecimento da criança. O factor essencialmente diferenciador das práticas dos professores foi o tempo de serviço nas suas dimensões pessoais, profissionais e sociais. Neste contexto, a formação de professores, inicial ou contínua, é sublinhada como uma forma de promover a comunicação entre pais e professores. | por |
dc.description.sponsorship | Ana Paula Pais Rodrigues da Fonseca Relvas | por |
dc.identifier.tid | 101183500 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/178 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Relação escola-família | por |
dc.subject | Professores do 1º Ciclo | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Sistémica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Escola e família: da inevitabilidade da comunicação à construção de uma realidade relacional (estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Básico) | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Beja | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | 151C-5D00-FCB4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0501-1748 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195394371 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 59e80602-7839-457d-823c-76cfea1f8c7e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 59e80602-7839-457d-823c-76cfea1f8c7e |