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Authors
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Abstract(s)
A maioria dos destinos turísticos tradicionais no eixo Mediterrâneo/Atlântico enfrenta
desafios decorrentes de terem atingido o estágio de maturação numa lógica do life cycle
de Butler. Em consequência tem sido desenvolvido esforços no sentido de permitir um
rejuvenescimento dos destino via emergência de novos segmentos de mercado tais
como o eco-turismo, turismo de saúde, etc. No entanto tais esforços de diversificação
enfrentam dificuldades adicionais no contexto insular devido a restrições geográficas,
i.e., os diferentes segmentos de mercado tem de evoluir num espaço geográfico
limitado, tornando difícil a construção de imagens diferenciadas. Baseado na análise de
uma amostra representativa de turistas utilizadores da oferta do turismo rural e da oferta
hoteleira tradicional na Madeira, e na consequente análise estatística multivariada dos
factores cognitivos e emocionais que se considera afectar ambos os segmentos, é
possível concluir que a capacidade de geração de novos turistas necessita de uma
avaliação mais pormenorizada. Os resultados sugerem que apenas um esforço
concertado de construção de uma imagem diferenciada do sector do turismo rural
poderá permitir multiplicar a procura neste segmento em particular. Esta comunicação
contribui para a literatura relativa à imagem do destino assumindo como hipótese de
partida que os diferentes segmentos que partilham um determinado espaço geográfico
insular delimitado por definição partilham similaridades em termos de factores de
atracção.
Description
Keywords
Turismo rural Diversificação de mercados Madeira (Portugal) . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Almeida, A. (2010). Turismo rural e diversificação de mercados: uma solução para o rejuvenescimento do destino. In 16º Congresso da APDR (pp. 2771-2778). ISBN 978-989-96353-1-9