Repository logo
 
Publication

Dispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.advisorQueiroz, Cilvia
dc.contributor.authorArruda, Maria Valdirene Rodrigues
dc.date.accessioned2017-01-04T10:16:36Z
dc.date.available2017-02-04T01:30:09Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractNesta dissertação, discutiu-se sobre as atividades desenvolvidas na sala de aula no processo de letramento. A ênfase do texto está no aprendizado da criança. No entanto, a pesquisa incluiu também, a visão dos professores e dos pais nesse processo ensino-aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, buscouse defender a adoção de práticas inovadoras, de Tecnologias da Comunicação e da Informação e vivências sociais, tendo como objetivo Investigar a contribuição dos dispositivos sociais de leitura no letramento de crianças da pré-escola de uma escola da rede pública de Fortaleza. Desse modo, no contexto pedagógico, foi desencadeado um conjunto de repercussões, sendo possível: Analisar como os dispositivos contribuem para o letramento das crianças; Investigar quais os dispositivos sociais de leitura são usados na família e na escola. Tendo como fundamento um pesquisa de natureza etnográfica, o texto buscou descrever as atividades, suas ações e motivações de acordo com a visão dos atores envolvidos. Assim, foi descrito a realidade da sala de aula, centrando-se inicialmente na professora da sala de aula, depois apresentando algumas das atividades desenvolvidas pela professora com os alunos, e em seguida, analisando a percepção dos pais a respeito da proposta e dos reflexos no aprendizado das crianças. O caráter inovador das atividades mostra que as crianças são incentivadas utilizando um espaço e um tempo para desenvolver as atividades, desenvolvendo ações que, diretamente não está relacionada a proposta pedagógica, mas que bem trabalhada desenvolve a curiosidade e amplia os conhecimentos as crianças. Empiricamente, os resultados da pesquisa demonstram que as possibilidades reais de construção do conhecimento, assim como a existência de uma força educativa de modo a desenvolver habilidades em direção a um aproveitamento escolar inclusivo, eficaz e efetivo.pt_PT
dc.identifier.tid201586088
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1321
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectMediadorespt_PT
dc.subjectLetramentopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDispositivos sociaispt_PT
dc.subjectTecnologias da comunicação e da informaçãopt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleDispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoValdireneArruda.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: