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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo procura compreender como a falta de profissionais do sexo masculino
na educação de infância (cerca de 98,6% no ano lectivo de 2005/06 na Região
Autónoma da Madeira) pode se repercutir nos modelos identitários que as instituições
de educação pré-escolar proporcionam às crianças.
Pretendemos conhecer como numa mesma organização algumas representações
desfavorecem os homens no momento da tomada de opção para a entrada no curso de
educador de infância, assim como, demonstrar trajectórias bem sucedidas no sentido de
atenuar os estereótipos associados a uma profissão tradicionalmente feminina e
contribuir para definir o seu lugar na educação pré-escolar. Deste modo, o nosso
objectivo principal é reflectir sobre o modo como o género se apresenta, enquanto
categoria decisiva na escolha da profissão de educador de infância, evidenciando através
de exemplos empíricos como os estabelecimentos de educação pré-escolar ainda estão imbuídos de ideias e valores que social e culturalmente são considerados práticas femininas. Tais representações, associadas aos dois géneros, podem ser alvo de mudança se considerarmos que os homens são sujeitos decisivos neste processo de
transformação de mentalidades.
Procuramos, também, compreender de que modo a prática docente masculina é relevante para a formação da identidade de género da criança em idade pré-escolar, num
contexto social em constante mudança, onde as relações de parentesco são feitas e
refeitas constantemente, faltando a muitas crianças o referente masculino no ambiente
familiar. Neste sentido, desenvolvemos um estudo de cariz qualitativo em três
estabelecimentos de educação na RAM: dois infantários situados no meio urbano, sendo
um deles privado e outro pertencente à rede pública e um estabelecimento pré-escolar
localizado no meio rural. A investigação envolveu todos os intervenientes do acto
educativo: encarregados de educação, educadores, educadoras, auxiliares de educação, directores de escola e crianças.
Description
Keywords
Educador de infância Género Identidade Pré-escola Estereótipo . Centro de Ciências Sociais