Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.79 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório espelha a prática desenvolvida na vertente de Educação Pré
Escolar, mais precisamente na valência de Creche.
Ao longo deste relatório, é apresentada uma atitude reflexiva e crítica, acompanhada
de fundamentação teórica que sustenta todo o trabalho realizado durante o meu estágio.
Sendo a prática o culminar de uma formação académica inicial esta não poderia ser
efetuada com sucesso sem o conhecimento de aspetos importantes na formação do docente,
nomeadamente o que se pretende para o desempenho da profissão docente mediante de um
perfil já previsto pelos estudiosos na área da educação, como deve atuar o educador tendo em
vista a promoção de um ambiente educativo de qualidade, o de conhecer o desenvolvimento
das crianças ao nível cognitivo, motor e comunicativo, e de como este ocorre. A procura de
teoria que abordasse a importância da linguagem e do conto de histórias nestas idades foi,
também, uma constante preocupação. Já os percursos metodológicos, aqui, presentes
manifestam as opções tomadas durante a prática pedagógica através do modelo Hihg/Scope,
da observação, de uma pedagogia por participação e ação, da planificação e avaliação.
A prática é dada a conhecer por meio da descrição das atividades realizadas, quer com
as crianças, quer com a comunidade educativa em geral. Segue-se a mesma com a avaliação
do grupo de crianças e, ainda, uma reflexão e conclusão sobre o que expresso ao longo deste
relatório e onde consta o que pretendi com a intencionalidade educativa, assim como a
necessidade sentida em reformular a prática, durante confronto com a realidade, onde
desenvolvi todo o trabalho pedagógico.
Description
Keywords
Creche Linguagem Intervenção educativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais