Repository logo
 
Publication

Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.advisorSilva, Jorge Nuno
dc.contributor.authorGonçalves, Ida Maria Faria de Lira
dc.date.accessioned2014-03-18T14:53:20Z
dc.date.available2014-03-18T14:53:20Z
dc.date.issued2014-03-18
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractA integração da História da Matemática no ensino da Matemática é defendida há muito tempo e em vários países. Embora a discussão sobre os “prós” e “contras” dessa integração seja de longa data, a tendência nos últimos anos tem sido a procura de uma base teórica e de uma metodologia que alicercem essa integração. Uma das formas apontadas na literatura para a integrar na sala de aula é através de problemas históricos, tendo sido esta também a forma adoptada neste estudo. Esta investigação tem como objectivo caracterizar a aprendizagem da Matemática quando mediada por problemas históricos. Para tal, foram formuladas as seguintes questões: (1) Que aspectos do ambiente de aprendizagem ajudam na aprendizagem da Matemática quando são usados problemas históricos? (2) De que forma os problemas históricos actuam como artefactos mediadores da aprendizagem da Matemática? (3) Como é que o uso dos problemas históricos na sala de aula contribui para promover a aprendizagem da Matemática? (4) Quais as contradições ocorridas quando são utilizados problemas históricos nas aulas de Matemática? Nesta investigação, de natureza qualitativa, foi adoptado o paradigma interpretativo e os dados foram recolhidos através de uma observação participante completa. Atendendo aos objectivos do estudo, e tomando o sistema de actividade da sala de aula como a unidade de análise, foram recolhidos dados, em algumas aulas de Matemática e de Estudo Acompanhado de Matemática de uma turma do 8º ano, entre Setembro de 2006 e Maio de 2007. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Actividade, na perspectiva de Engeström (1987), tendo sido seguido o esquema metodológico proposto por Mwanza (2002). Os resultados deste estudo mostram que os problemas históricos, quando usados como um artefacto mediador, num ambiente de aprendizagem devidamente apoiado pela orientação e questionamento da professora, ajudam os alunos a compreender os conteúdos leccionados, além de desempenharem um importante papel de motivação.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid101238452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/559
dc.language.isoporpor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectProblemas históricospor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subjectArtefactos mediadorespor
dc.subjectMatemática - Ensino da matemáticapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleOs problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemáticapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineMatemática - Ensino da matemáticapor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Matemática - Ensino da matemáticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoIdaGoncalves.pdf
Size:
4.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: