Publication
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira | |
dc.contributor.author | Silva, Graça Marlene Jardim | |
dc.date.accessioned | 2016-01-29T12:12:47Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.description.abstract | O relatório de estágio (RE) pretende abordar todos os processos inerentes à Prática de Estágio, desde o planeamento à realização, do controlo à reflexão das diferentes atividades desenvolvidas durante o ano letivo referente à Prática de Estágio Supervisionada (PES), incluída no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este RE refere-se à PES realizada no ano letivo 2013/2014 na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, numa turma de 3.º Ciclo (8.º ano), atribuída ao Professor Orientador Cooperante. O núcleo de estágio foi composto por dois alunos estagiários e dois professores orientadores: o orientador pedagógico, professor da instituição acolhedora e o orientador científico, docente da Universidade da Madeira. Este documento está dividido em oito capítulos. No primeiro, procedemos ao enquadramento da PES, estando aqui inseridos a caracterização da escola, assim como a caraterização da turma atribuída para o nosso processo de estágio. O capítulo seguinte refere-se a toda a dinâmica envolvida na Gestão do Processo Ensino-Aprendizagem, analisando aprofundadamente as questões inerentes ao seu planeamento, realização e controlo. Ainda neste capítulo, abordamos todo o trabalho realizado ao nível da Assistência e Observação das Aulas do nosso colega estagiário e do orientador cooperante. O capítulo número três abarca as atividades de Intervenção na Comunidade Escolar desenvolvidas na continuidade das atividades anuais estipuladas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física (GDEF). O quarto capítulo envolve as Atividades de Integração no Meio, nomeadamente o Estudo de Caso desenvolvido e a Ação de Extensão Curricular realizada. Já o quinto capítulo desenvolve todo o trabalho realizado no âmbito das Atividades de Natureza Científico-Pedagógica Individual, referente às Estratégias de Ensino das Atividades Rítmicas Expressivas; e Coletiva, abordando diversas questões inerentes ao Programa Nacional de Educação Física (PNEF), mais precisamente às problemáticas referentes às matérias Nucleares e Alternativas. No sexto capítulo são referidas todas as atividades sem caráter obrigatório desenvolvidas ao longo do ano letivo. O penúltimo capítulo é referente às considerações finais e por fim, o oitavo capítulo relacionado com as Recomendações para um futuro próximo. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de estágio supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |