Repository logo
 
Publication

Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Dora Isabel Fialho
dc.contributor.authorFreitas, Sandra Carina Carvalho de
dc.date.accessioned2019-07-08T10:48:25Z
dc.date.available2019-07-08T10:48:25Z
dc.date.issued2019-05-15
dc.description.abstractA qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos ao longo do percurso académico pode ser influenciada pela história de desenvolvimento dos professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos. Porém, tem sido pouco explorado como os modelos internos dinâmicos de vinculação nos adultos (MIDV) têm implicações na relação pedagógica e na avaliação do rendimento académico. Propusemo-nos a verificar de que forma os MIDV dos professores se relacionam com as caraterísticas da relação pedagógica estabelecida com os alunos considerados mais desafiantes e com a avaliação do rendimento académico destes. A amostra foi constituída por 153 docentes de turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de turmas do ensino regular. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP) e de uma grelha de descritores do rendimento académico dos alunos. Os dados foram recolhidos presencialmente, nas reuniões de cada turma. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas, entre as turmas, ao nível da avaliação do rendimento académico e a existência de correlações, fracas a médias, entre os diferentes fatores das escalas. A investigação aponta a importância da compreensão da relação da vinculação e dos processos educativos para a intervenção psicológica e fornece dados para futuras investigações.pt_PT
dc.description.abstractThe quality of the relationship established between teachers and students throughout the academic course can be influenced by the developmental history of the teachers, contributing to the school success of the students. However, it has been underexplored how the dynamic internal models of attachment in adults (MIDV) have implications in the pedagogical relationship and in the evaluation of academic performance. We proposed to verify how teachers' MIDVs relate to the characteristics of the pedagogical relationship established with the students considered more challenging and to the evaluation of their academic performance. The sample was constituted by 153 teachers of classes of Alternative Course (PCA) and of classes of regular education. The use of a sociodemographic questionnaire, the Adult Attachment Scale (AAS), the Student Teacher Relationship Scale (STRS) and a descriptive grid of students’ academic performance were used. The data were collected in person at meetings of each class. The results show significant differences between the groups in the evaluation of the academic performance and the existence of weak to average correlations between the different factors of the scales. The research points to the importance of understanding the relationship of attachment and educational processes to psychological intervention and provide data for future research.pt_PT
dc.identifier.tid202259609pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2458
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelos internos dinâmicos de vinculaçãopt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectRendimento académicopt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectInternal models of attachment in adultspt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleModelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSandra Freitas.pdf
Size:
2.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: