Repository logo
 
Publication

Avaliação curricular e paradigmas

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.date.accessioned2022-05-10T13:31:29Z
dc.date.available2022-05-10T13:31:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situa dos num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e obje tiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obri gando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.pt_PT
dc.description.abstractThe paper begins by disentangling the curriculum eva luation from the evaluation of students’ learning, using the circularity of the technological model. After discus sing the concept of paradigm, it undertakes a survey of some models of curriculum evaluation, since those set in a quantitative paradigm, which seeks to explain the situation at its most pure, absolute and objective way, untainted by the perceptions and conceptions of the evaluator up to the qualitative paradigm, which seeks to understand the “reality” in question, properly con textualized, making use of subjectivities, so forcing the evaluator to a deeper immersion in the field of evalua tion. Finally it assumes a critical view grounded in the previously exposed theory, advocating the pursuit of self-evaluation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, J. M. (2013). Avaliação curricular e paradigmas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6 n. 11, 9-16. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2557pt_PT
dc.identifier.doi10.20952/revtee.v0i0.2557pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4267
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectAvaliação curricularpt_PT
dc.subjectParadigmapt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectCurriculum evaluationpt_PT
dc.subjectParadigmpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAvaliação curricular e paradigmaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.issue11pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação curricular e paradigmas.pdf
Size:
504.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format