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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação visa perceber como os alunos de três turmas de 4º ano, de duas escolas da Ilha da Madeira, experienciam o uso do computador em contexto escolar
e se esse uso, à luz das novas teorias da aprendizagem, promove alguma inovação em
termos pedagógicos.
Por termos resolvido abordar o problema indo ao encontro do sentir dos alunos,focámo-nos nas suas representações e atitudes, para captarmos relacionamentos específicos na utilização das ferramentas de informação e comunicação, associadas ao computador e outros tipos de software didáctico/educativo.
Tivemos como sustentáculo o ponto de vista segundo o qual as crianças de hoje estão modificadas, consequência da evolução tecnológica, por sua vez as pessoas sujeitas
à acção educativa estão a mudar as suas práticas.
Este é um estudo exploratório, no qual utilizámos uma metodologia do tipo
descritivo, que se enquadra no paradigma interpretativo da investigação qualitativa,
baseada numa análise de conteúdo temática. Recorremos à utilização de técnicas de
natureza qualitativa aplicada (observação naturalista, observação participante, entrevista directiva e semi-directiva).
Os resultados obtidos mostram que há aspectos de natureza pessoal (educação dos
alunos) e contextuais (relativos à escola) associados a diferenças na utilização do
computador. Destes destaca-se o contexto da escola, as suas condições materiais e
humanas, o clima de trabalho e a dinamização de actividades apoiadas por computador
por parte dos docentes, que limitam o seu uso pelos alunos, dificultando a inovação. Não obstante foi visível alguma ruptura com os paradigmas tradicionais: interacções
frequentes, o professor lança os desafios, dá as ferramentas aos alunos, reconstrói a sua acção e proporciona ambientes que facilitam uma aprendizagem construtiva. Aos poucos foram-se afirmando os aspectos da aprendizagem com as tecnologias o que permite
modelagens de aprendizagens novas e são um recurso relevante tanto do ponto de vista da
clareza e substância da informação, como da motivação.
Os sinais detectados levam-nos a afirmar que o processo de mudança se encontra
em marcha, ainda que de forma lenta, devido a uma estrutura muito enraizada do sistema
de ensino e os alunos ao transportarem para o quotidiano das escolas os procedimentos
intuitivos inerentes às tecnologias são os agentes principais de pressão para essa
mudança.Não acreditamos em soluções óptimas, mas o empenho de todos nós em melhorarmos o nosso conhecimento sobre a forma como se aprende, hoje em dia, com o advento do computador, ajudará a uma maior compreensão e articulação dos problemas existentes nas escolas. Facilitará, ainda, as adaptações curriculares a promover no 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à adopção de práticas inovadoras que visem o uso da
tecnologia de forma aliciante, desafiadora, eficaz e verdadeiramente educativa.
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Keywords
Computador Escola Alunos Representações Atitudes Madeira (Portugal) Centro de Ciências Sociais