Publication
O jornal escolar no ensino fundamental: do letramento à formação cidadã
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Silva, Célia Maria Onofre | |
dc.contributor.author | Silva, José Ricardo Alexandre da | |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T16:14:22Z | |
dc.date.available | 2017-02-05T01:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-10 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga a construção do Jornal Escolar na sala de aula como recurso pedagógico, com intuito de mobilizar os alunos do Ensino Fundamental em prol da melhoria do processo de leitura e escrita, tentando verificar se o mesmo se assume como inovação pedagógica. O estudo fundamentado teoricamente sob a perspectiva sociocultural e de formação cidadã compreende o aprendiz como um ser de potencialidades comunicativas, cívicas, políticas e sociais, embasado em estudos dos autores: Freinet, precursor do jornal escolar como prática educativa e inovadora na sala de aula; Vygotsky, que estudou as implicações sociais e culturais da mente; Papert; Sousa & Fino; autores que promovem ampla reflexão sobre práticas educativas transformadoras e defensores da inovação pedagógica promotora de dinâmicas que mobilizam os alunos na aprendizagem escolar. O campo de pesquisa foi uma Escola Pública do Município de Madalena – Ceará, Brasil, que trabalha o jornal escolar em sala de aula e teve como sujeitos estudados, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, os professores, os pais e os funcionários. A metodologia desenvolvida é de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que adota a observação participante como procedimento principal de coleta de dados bem como o inquérito por questionário, assim como a participação do investigador com o intuito de melhorar as práticas pedagógicas existentes. A pesquisa-ação, segundo concepções de Stenhouse, Marangon e Macedo, consiste na investigação no cotidiano escolar, com o envolvimento dos professores, dos alunos e da própria comunidade nas fases de desenvolvimento da pesquisa. Sousa enfatiza a identificação do pesquisador com o objeto investigado; Toffler entende que esse tipo de intervenção é benéfico para a transformação e a melhoria do objeto pesquisado, dando ênfase ao planejamento e ao desenvolvimento de ações interdisciplinares. A fundamentação desse trabalho é baseada nas concepções de Khun e Toffler, que abordam a ruptura paradigmática e a inovação pedagógica pressupondo um salto, uma descontinuidade das velhas práticas pedagógicas. Os resultados indicam que o jornal escolar pode ser uma ferramenta significativa para o processo de ensinoaprendizagem bem como motivador de engajamento social, cultural e de formação cidadã. Portanto, a prática educativa do jornal escolar investigada manifesta traços de inovação pedagógica. Dessa forma, a postura dos professores e alunos tem demonstrado, práticas pedagógicas inovadoras, diferenciadas das anteriores, uma vez que a discussão coletiva e a produção ganharam espaço para o fortalecimento das atividades realizadas na sala de aula. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201586193 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1327 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_PT |
dc.subject | Jornais escolares | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Letramento | pt_PT |
dc.subject | Leitura funcional | pt_PT |
dc.subject | Educação cívica | pt_PT |
dc.subject | Formação cidadã | pt_PT |
dc.subject | Civismo | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O jornal escolar no ensino fundamental: do letramento à formação cidadã | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |