Publication
Relatório do estágio de Educação Física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Fátima José da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-03-04T11:41:22Z | |
dc.date.available | 2015-03-04T11:41:22Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.date.submitted | 2015-03-04 | |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico (EP) é um momento de experimentação muito importante, onde os professores estagiários põem em prática os conteúdos aprendidos e estudados ao longo da sua formação, que servirão de base para sua intervenção enquanto profissional na Educação Física. Complementarmente, realizamos este relatório para relatar, refletir e fundamentar o que foi feito ao longo do ano letivo nas várias atividades propostas para o EP. A prática letiva incluiu a orientação e gestão do processo ensino-aprendizagem de duas turmas (9º e 12º ano) e a assistência a aulas de dois professores. As atividades de integração no meio dividiram-se nas atividades no âmbito da direção de turma (caracterização da turma e estudo caso) e na ação de extensão curricular. Através da caracterização da turma e estudo caso desenvolvemos um conhecimento mais aprofundado da turma em questão, enquanto a ação de extensão curricular permitiu a inter-relação entre professores, encarregados de educação e alunos em torno da promoção do desporto na natureza e da multidisciplinaridade. A atividade de intervenção na comunidade escolar foi direcionada para toda a comunidade educativa e promoveu a criação de hábitos de vida saudáveis, o desenvolvimento do espírito crítico, estético, cultural e a promoção da interatividade entre a Escola e a Comunidade. Esta atividade teve uma boa adesão por parte da comunidade escolar e recebeu um louvor no Conselho Pedagógico. As atividades de natureza científico-pedagógica abordaram o ensino do judo na escola (individual) e a realização da avaliação diagnóstica em educação física (coletiva), discutindo ideias e metodologias das mesmas. Verificamos que os participantes ficaram interessados e sensibilizados para os temas debatidos, principalmente através da utilização de alguns dos conteúdos da ação individual. A realização de todas estas atividades foi contributiva para a formação enquanto professor estagiário, na medida em que nos prepara para qualquer tipo de situação enquanto professor. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/705 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação física e processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório do estágio de Educação Física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |