Publication
A inovação pedagógica na aprendizagem de matemática numa perspectiva etnográfica
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Nogueira | |
| dc.contributor.author | Farias, Maria Dalva de Abreu | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-07T14:49:54Z | |
| dc.date.available | 2016-04-08T00:30:11Z | |
| dc.date.issued | 2013-11 | |
| dc.description.abstract | Objetivou-se conhecer a maneira pela qual vem se desenvolvendo uma prática pedagógica inovadora na aprendizagem de Matemática, na perspectiva da etnoMatemática, que supere o distanciamento entre teoria e prática e contribua diretamente para a construção e apreensão de conceitos matemáticos significativos e aplicáveis coerentemente no cotidiano dos alunos. Utilizou-se para esta pesquisa uma abordagem qualitativa com estudo de caso tipo etnográfico, realizado no Colégio Municipal 11 de Novembro em Nova Russas no Estado do Ceará - Brasil, precisamente no 9º Ano, com uso de diversos instrumentos, tais como: documentos da escola, diário de campo e questionários implementados com o núcleo gestor, professor e alunos, sendo os resultados analisados conforme o discurso dos participantes. No que concerne a inovação pedagógica voltada para o ensino da matemática, a escola analisada já vivenciou um projeto denominado Gestar II. Por meio deste projeto a professora de matemática foi apresentada a novas formas de apresentação do conteúdo, foi estimulada a educação permanente, passou a perceber o aluno como um ser único e a relevância da relação teoria-prática. Em relação aos resultados do núcleo gestor o mesmo descreveu a melhora nos índices dos alunos, como assiduidade e maior aprovação, efeitos obtidos pela implementação de aulas diferenciadas e socialização das atividades. No contexto dos alunos em sua maioria descreveram que o ensino da matemática torna-se mais interessante pela adoção de ferramentas de aprendizagem e da aliança entre teoria e prática. Conclui-se que a inovação pedagógica voltada para o ensino da matemática é um recurso relevante, porem há alguns desafios a serem superados para consolidação destas novas práticas. Esta pesquisa oferece um suporte teórico e científico-prático sobre este assunto para despertar nos interessados a inquietação pelo tema, principalmente, a vontade incessante de transformar a educação da atualidade. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201114470 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1084 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
| dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Educação matemática | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | A inovação pedagógica na aprendizagem de matemática numa perspectiva etnográfica | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da MadeiraUMa como requisito para obtenção de aprovação no Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
