Repository logo
 
Publication

A inovação pedagógica na aprendizagem de matemática numa perspectiva etnográfica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.authorFarias, Maria Dalva de Abreu
dc.date.accessioned2016-03-07T14:49:54Z
dc.date.available2016-04-08T00:30:11Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractObjetivou-se conhecer a maneira pela qual vem se desenvolvendo uma prática pedagógica inovadora na aprendizagem de Matemática, na perspectiva da etnoMatemática, que supere o distanciamento entre teoria e prática e contribua diretamente para a construção e apreensão de conceitos matemáticos significativos e aplicáveis coerentemente no cotidiano dos alunos. Utilizou-se para esta pesquisa uma abordagem qualitativa com estudo de caso tipo etnográfico, realizado no Colégio Municipal 11 de Novembro em Nova Russas no Estado do Ceará - Brasil, precisamente no 9º Ano, com uso de diversos instrumentos, tais como: documentos da escola, diário de campo e questionários implementados com o núcleo gestor, professor e alunos, sendo os resultados analisados conforme o discurso dos participantes. No que concerne a inovação pedagógica voltada para o ensino da matemática, a escola analisada já vivenciou um projeto denominado Gestar II. Por meio deste projeto a professora de matemática foi apresentada a novas formas de apresentação do conteúdo, foi estimulada a educação permanente, passou a perceber o aluno como um ser único e a relevância da relação teoria-prática. Em relação aos resultados do núcleo gestor o mesmo descreveu a melhora nos índices dos alunos, como assiduidade e maior aprovação, efeitos obtidos pela implementação de aulas diferenciadas e socialização das atividades. No contexto dos alunos em sua maioria descreveram que o ensino da matemática torna-se mais interessante pela adoção de ferramentas de aprendizagem e da aliança entre teoria e prática. Conclui-se que a inovação pedagógica voltada para o ensino da matemática é um recurso relevante, porem há alguns desafios a serem superados para consolidação destas novas práticas. Esta pesquisa oferece um suporte teórico e científico-prático sobre este assunto para despertar nos interessados a inquietação pelo tema, principalmente, a vontade incessante de transformar a educação da atualidade.pt_PT
dc.identifier.tid201114470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1084
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA inovação pedagógica na aprendizagem de matemática numa perspectiva etnográficapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da MadeiraUMa como requisito para obtenção de aprovação no Mestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDalvaFarias .pdf
Size:
2.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: