Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório de Mestrado aqui em apreciação tem como tema “A Relação Matemática-
Realidade na Educação e Formação de Adultos” e foi elaborado no âmbito do Mestrado
em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, ministrado na
Universidade da Madeira no ano letivo 2011/2012. No presente estudo, pretende-se
compreender a forma como os adultos evidenciam competências matemáticas, adquiridas nos mais diversos contextos sociais, culturais e humanos. Nesta perspetiva, a atividade proposta consistiu em estudar uma situação real, no que respeita ao consumo de eletricidade e, assim, averiguar se a tarifa e a potência contratadas eram as mais vantajosas.
Os adultos alvo desta investigação foram formandos de um curso de habilitação escolar, de nível B3, integrado no âmbito do projeto Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Para descrever, estudar e
compreender a forma como se processa a evidenciação de competências matemáticas nos
adultos, optou-se por uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, de cunho descritivo e interpretativo. Concluída a atividade e efetuada uma análise à intervenção dos formandos, aquando da apresentação do tema “Tarifas de Eletricidade de Baixa Tensão
Normal” e ao desempenho da formanda Ana na realização da atividade proposta, foi
possível comprovar que estes são detentores de saberes matemáticos inerentes a muitas
situações do dia-a-dia.
Description
Keywords
Matemática Relação Adulto Realidade Competência matemática Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia