Publication
Relatório do estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Jardim, Nelson José Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T09:12:03Z | |
dc.date.available | 2016-08-19T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico (EP) surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e é o culminar de um longo percurso académico, que visa a obtenção de habilitação profissional para a docência. Este Relatório de Estágio teve por objetivos reportar e refletir sobre o conjunto de atividades desenvolvidas no EP: 1) Prática Letiva (PL); 2) Atividade de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), 3) Atividades de Integração no Meio (AIM); e 4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP). Este EP foi realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), no ano letivo 2012/2013. A PL permitiu a implementação prática de muitas das competências didáticometodológicas apreendidas durante o percurso académico. As assistências às aulas permitiram observar a intervenção pedagógica dos professores, dando-lhes informações vitais sobre a sua prestação. A AIME foi composta por duas subatividades (“Futzarco 2013” e “GZ Workout Session”) e visou a prática generalizada da atividade física, bem como o convívio entre todos os membros da comunidade escolar. As AIM possibilitaram a aquisição de um maior conhecimento dos alunos e de toda a sua envolvência escolar e familiar, através da realização da Caracterização da Turma. Esta caracterização permitiu identificar uma aluna que apresentava fracos índices de aptidão física, sendo posteriormente convidada para participar no Estudo de Caso. A Atividade de Extensão Curricular, denominada “Zarco Sem Fronteiras” visou a envolvência de todos os elementos do processo educativo da turma. As ANCP centraram-se, nomeadamente, nos Sistemas Competitivos e na Avaliação dos Jogos Desportivos Coletivos e visaram sobretudo a partilha de conhecimentos entre os professores de Educação Física das várias escolas da Região Autónoma da Madeira. O EP foi deveras enriquecedor ao nível da evolução das práticas pedagógicas e permitiu a aquisição de competências que serão muito úteis num futuro profissional. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1212 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Prática letiva | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório do estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |