Publication
A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: estudo de caso numa escola básica da RAM
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira | |
dc.contributor.author | Matos, Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de | |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T14:16:32Z | |
dc.date.available | 2016-09-03T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-01 | |
dc.description.abstract | A presente investigação visou averiguar o papel do Coordenador dos Departamentos Curriculares, tentando descortinar se no desempenho das suas funções emergem atitudes que se enquadram no paradigma da Supervisão Pedagógica e determinar as características que estas revestem. A pesquisa, com carácter de estudo de caso, centrou-se numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos, localizada no norte da Ilha da Madeira e todos os docentes que a integravam foram selecionados para sujeitos deste estudo. Para além da pesquisa documental e bibliográfica, concebemos como instrumentos de recolha de dados a entrevista, direcionada aos Coordenadores dos Departamentos Curriculares e ainda o inquérito por questionário que foi aplicado aos restantes professores da escola. O emprego simultâneo dos paradigmas qualitativo e quantitativo constituíram a forma mais adequada de apresentar e analisar os dados obtidos recorrendo a uma triangulação de modo a garantir a fidelidade dos resultados. Verificou-se que o Coordenador do Departamento Curricular é percecionado pelos docentes e simultaneamente se autoperceciona como um agente de Supervisão visto que acompanha, orienta, monitoriza e avalia o trabalho desenvolvido por aqueles, ao mesmo tempo que interfere na vida da organização escolar. Para os docentes o pleno exercício deste papel pressupõe a assunção de alguns requisitos, tais como, o saber escutar, partilhar, mediar, cooperar e encorajar bem como a posse de uma formação específica. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1223 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Profissão docente | pt_PT |
dc.subject | Supervisão de professores | pt_PT |
dc.subject | Relação professor-supervisor | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Desempenho docente | pt_PT |
dc.subject | Escolas reflexivas | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias | pt_PT |
dc.subject | Experiências | pt_PT |
dc.subject | Currículos | pt_PT |
dc.subject | Coordenadores de departamentos | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica | pt_PT |
dc.subject | RAM | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Coordenador do departamento curricular | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Escola reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: estudo de caso numa escola básica da RAM | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | pt_PT |