Repository logo
 
Publication

A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: estudo de caso numa escola básica da RAM

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendonça, Alice Maria Justa Ferreira
dc.contributor.authorMatos, Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de
dc.date.accessioned2016-08-03T14:16:32Z
dc.date.available2016-09-03T00:30:09Z
dc.date.issued2016-01
dc.description.abstractA presente investigação visou averiguar o papel do Coordenador dos Departamentos Curriculares, tentando descortinar se no desempenho das suas funções emergem atitudes que se enquadram no paradigma da Supervisão Pedagógica e determinar as características que estas revestem. A pesquisa, com carácter de estudo de caso, centrou-se numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos, localizada no norte da Ilha da Madeira e todos os docentes que a integravam foram selecionados para sujeitos deste estudo. Para além da pesquisa documental e bibliográfica, concebemos como instrumentos de recolha de dados a entrevista, direcionada aos Coordenadores dos Departamentos Curriculares e ainda o inquérito por questionário que foi aplicado aos restantes professores da escola. O emprego simultâneo dos paradigmas qualitativo e quantitativo constituíram a forma mais adequada de apresentar e analisar os dados obtidos recorrendo a uma triangulação de modo a garantir a fidelidade dos resultados. Verificou-se que o Coordenador do Departamento Curricular é percecionado pelos docentes e simultaneamente se autoperceciona como um agente de Supervisão visto que acompanha, orienta, monitoriza e avalia o trabalho desenvolvido por aqueles, ao mesmo tempo que interfere na vida da organização escolar. Para os docentes o pleno exercício deste papel pressupõe a assunção de alguns requisitos, tais como, o saber escutar, partilhar, mediar, cooperar e encorajar bem como a posse de uma formação específica.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1223
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectProfissão docentept_PT
dc.subjectSupervisão de professorespt_PT
dc.subjectRelação professor-supervisorpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectDesempenho docentept_PT
dc.subjectEscolas reflexivaspt_PT
dc.subjectPedagogiaspt_PT
dc.subjectExperiênciaspt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectCoordenadores de departamentospt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectEscola Básicapt_PT
dc.subjectRAMpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectCoordenador do departamento curricularpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEscola reflexivapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: estudo de caso numa escola básica da RAMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoFabianaMatos.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: