Publication
Alunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiais
dc.contributor.author | Escórcio, Carolina | |
dc.contributor.author | Gouveia, Hércules | |
dc.contributor.author | Nóbrega, Adérito | |
dc.contributor.author | Alves, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-05T15:33:18Z | |
dc.date.available | 2018-01-05T15:33:18Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas é cada vez mais uma realidade para os professores. A legislação vigente apoia e defende que todos, sem exceção, devem ter acesso à educação. As crianças e os jovens com necessidade educativas especiais estão a ser direcionadas para as escolas de ensino regular dando espaço para que pessoas com maiores limitações sejam integradas nas instituições de ensino de especial. Neste contexto os professores deparam-se com turmas com alunos muito heterogéneos. O nosso estudo procura compreender a realidade da escola inclusiva, através das perceções dos professores de Educação Física e dos alunos com NEE em escolas que possuem núcleo de estágio do concelho do Funchal. Utilizámos questionários adaptados de Avramidis e colaboradores (2000) e de Souza e Boato (2009) para a recolha de dados dos professores e de O’Rourke e Houghton (2006) para os alunos. Os dados foram analisados no SPSS 22. Grande parte dos professores afirma que a escola inclusiva é uma mais-valia pois auxilia no processo de socialização e promove a igualdade de oportunidades e refere, possuindo ou não formação, que as turmas inclusivas tornam a aula menos fluída. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-10-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1750 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Alunos com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Alunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 79 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 65 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física II | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2515-7587 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Alunos com necessidades especiais perceções professores de educação física vsRicardoAlves.pdf
- Size:
- 214.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: