Repository logo
 
Publication

Alunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorEscórcio, Carolina
dc.contributor.authorGouveia, Hércules
dc.contributor.authorNóbrega, Adérito
dc.contributor.authorAlves, Ricardo
dc.date.accessioned2018-01-05T15:33:18Z
dc.date.available2018-01-05T15:33:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas é cada vez mais uma realidade para os professores. A legislação vigente apoia e defende que todos, sem exceção, devem ter acesso à educação. As crianças e os jovens com necessidade educativas especiais estão a ser direcionadas para as escolas de ensino regular dando espaço para que pessoas com maiores limitações sejam integradas nas instituições de ensino de especial. Neste contexto os professores deparam-se com turmas com alunos muito heterogéneos. O nosso estudo procura compreender a realidade da escola inclusiva, através das perceções dos professores de Educação Física e dos alunos com NEE em escolas que possuem núcleo de estágio do concelho do Funchal. Utilizámos questionários adaptados de Avramidis e colaboradores (2000) e de Souza e Boato (2009) para a recolha de dados dos professores e de O’Rourke e Houghton (2006) para os alunos. Os dados foram analisados no SPSS 22. Grande parte dos professores afirma que a escola inclusiva é uma mais-valia pois auxilia no processo de socialização e promove a igualdade de oportunidades e refere, possuindo ou não formação, que as turmas inclusivas tornam a aula menos fluída.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-10-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1750
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectAlunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAlunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleProblemáticas da educação física IIpt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameRicardo
person.identifier.orcid0000-0002-2515-7587
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Alunos com necessidades especiais perceções professores de educação física vsRicardoAlves.pdf
Size:
214.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: