Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.47 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O relatório de estágio apresentado insere-se no segundo ano do Mestrado em Educação Pré
Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa a obtenção do grau de mestre. O
desenvolvimento da prática profissional incidiu na Educação de Infância na sala Azul com 12
crianças do infantário “O Carrocel” e no 1.º Ciclo de Ensino Básico na turma 3.º C com 22
alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque. Neste relatório são
expostos os dados obtidos através do processo de investigação-ação, que permitiram conhecer
os contextos educativos e a sua contextualização, possibilitando fundamentar a práxis numa
dimensão reflexiva, expondo todo o percurso de ensino-aprendizagem das crianças e do
docente estagiário. A prática pedagógica teve como base de intervenção três linhas
orientadoras: a pedagogia participativa, a aprendizagem pela ação e a utilização de estratégias
de ensino como ferramentas de aprendizagem. Para efetiva-las realizou-se um planeamento
semanal a fim de delinear e de reestruturar as opções pedagógicas, com o intuito de promover
aprendizagens e uma construção social significativa. Durante a intervenção pedagógica
realizou-se a avaliação, em ambas as vertentes, que foi importante para recolher dados, que
depois de analisados, se revelaram essenciais para o conhecimento do desenvolvimento, dos
interesses e das necessidades das crianças e, ainda, permitiram projetar a prática pedagógica.
É, também, apresentada a intervenção realizada com a comunidade educativa que
compreende várias atividades e intercâmbios sociais. Acresce dizer que o cerne do presente
relatório é o desenvolvimento da ação e da reflexão, onde é exposto a fundamentação e a
intencionalidade educativa das atividades realizadas em ambas as vertentes e os seus
resultados, que se revelaram positivos, designadamente no aumento do bem-estar e da
implicação das crianças na creche e na aquisição de conhecimentos, através de novas
estratégias de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Description
Keywords
Estágio Aprendizagem pela ação Creche 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais