Repository logo
 
Publication

Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.advisorSantos, Paulo César Marques de Andrade
dc.contributor.authorCelestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
dc.date.accessioned2017-09-08T13:51:24Z
dc.date.available2017-10-08T00:30:08Z
dc.date.issued2017-05-15
dc.description.abstractA Educação Escolar Quilombola destina-se ao atendimento de estudantes oriundos de territórios quilombolas rurais e urbanos sendo uma garantia de direito o oferecimento dessa modalidade às comunidades de quilombos, respeitando sua história e os conhecimentos culturais. A presente dissertação em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica tem como questionamento primordial se existem práticas pedagógicas inovadoras na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Pretendeu-se assim investigar se as práticas desenvolvidas na referida escola contribuem para a construção de contextos de aprendizagem de forma inovadora. Para tanto, utilizou-se uma literatura sobre Inovação Pedagógica, prática pedagógica, ruptura paradigmática e educação escolar quilombola para melhor compreensão tanto da linha de pesquisa, como do objeto de estudo, a fim de contribuir para o enriquecimento do conhecimento construído, a partir da investigação na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, especificamente na turma do 3º ano “B” do ensino fundamental I. A pesquisa desenvolveu-se utilizando uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, dando ênfase à observação participante, entrevista não-estruturada, recolha de artefactos, análise de documentos oficiais e pessoais e os registros feitos no diário de campo. Desta forma, ao longo da dissertação foi descrita a cultura etnograficamente, a forma como o professor e os alunos enquanto pares colaboradores interagem para solução de problemas que apresentam dia-a-dia e para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos mesmos e como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor e pelos alunos em sala de aula contribuíram sim para a construção e efetivação de uma aprendizagem inovadora, no seio da referida escola, quebrando com as barreiras do ensino instrucionista.pt_PT
dc.description.abstractThe Quilombo School Education aims at hosting students from rural and urban quilombola regions as a right to guarantee the offer of this type of education to quilombo communities, respecting its history and cultural knowledge. This dissertation in Educational Sciences - Pedagogical Innovation has the primary question whether there are innovative pedagogical practices at Escola Rural de Lage dos Negros. The aim was thus to investigate whether the practices developed in this school contribute to building learning contexts in an innovative way. For this, we used literature on Pedagogical Innovation, pedagogical practice, paradigmatic rupture and quilombola education for better understanding of both the search line, as the object of study in order to contribute to the enrichment of knowledge built from the research at Escola Rural de Lage dos Negros, specifically in the class 3rd year "B" elementary school I. The research was developed using a qualitative methodology of ethnographic nature, with an emphasis on participant observation, unstructured interview, artifacts collection, analysis of official and personal documents and records made in the field diary. Thus, along the dissertation the ethnographic culture was described, how the teacher and the students as peers interact to solving problems they have day-to-day and for cognitive and socio-cultural development of the same, and how pedagogical practices developed by the teacher and the students in the classroom but contributed to the construction and execution of an innovative learning within this school, breaking the barriers of the instructional teaching.pt_PT
dc.identifier.tid201697416pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1630
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectRuptura paradigmáticapt_PT
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_PT
dc.subjectEtnografia da educaçãopt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectParadigmatic rupturept_PT
dc.subjectQuilombo school educationpt_PT
dc.subjectEthnography of educationpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da Escola Rural Quilombola de Lage dos Negrospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAldésiaCelestino.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: