Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorMorais, Maria Elisa Pereira
dc.date.accessioned2019-02-14T11:56:51Z
dc.date.available2019-02-14T11:56:51Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional simboliza o culminar de todo um percurso académico e pretende evidenciar as aprendizagens desencadeadas, a nível profissional e pessoal, no decorrer das práticas pedagógicas inseridas nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi sustentada por pressupostos teóricos e legais, bem como por uma metodologia de investigação-ação, que pressupõe uma espiral de ciclos sistemáticos que contemplam a observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a articulação de teoria, prática e crenças. No contexto de Educação Pré-Escolar, a questão de investigação incidiu sobre o desenvolvimento da autonomia das crianças na gestão das suas emoções e na resolução de conflitos. Neste sentido, desenvolveram-se várias ações pedagógicas alicerçadas na aquisição de competências sociais e pessoais, relevando, as mesmas, resultados positivos. No primeiro contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrido numa turma do 1.º ano, a questão de investigação intentou encontrar a melhor forma de organizar o ambiente educativo para que este pudesse dar uma resposta mais adequada aos diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho existentes na sala, recorrendo-se, assim, à diferenciação pedagógica e obtendo-se, igualmente, resultados favoráveis. No segundo contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma do 3.º ano, refletiu-se sobre a importância da motivação na aprendizagem dos alunos, quais as tipologias de motivação existentes e como as aproveitar. Toda a intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um clima de aprendizagem seguro e positivo, colocando as crianças no centro das atividades, reservando-se ao adulto o papel de as orientar.pt_PT
dc.description.abstractThis professional qualification report symbolizes the culmination of an academic path and aims at highlighting the learning skills that have been triggered, both professionally and personally, within the context of pedagogical practices developed for Pre-School and Primary Education classes. Such practices have been supported by theoretical and legal assumptions, as well as by an action research methodology, which entails a spiral of systematic cycles contemplating observation, planning, action and reflection, making it possible to articulate theory, practice and beliefs. In the context of Pre-School Education, the research question explored how children could develop autonomy in managing their emotions and resolving conflicts. In this sense, several pedagogical actions based on the acquisition of social and personal skills have been developed with positive results. In the first Primary Education setting, carried out in a 1st grade classroom, the research question sought to find the best way to organize the educational environment so that it could better respond to the classroom’s different learning and working paces in the classroom, thus resorting to differentiated learning, and obtaining favourable results as well. In the second Primary Education setting, developed in a 3rd grade classroom we reflected on the importance of motivation in student learning, on what types of motivation are there and on how to take advantage of them. The entire pedagogic intervention focused on the development of a safe and positive learning environment, placing children at the core of the activities, where the adult takes on the role of guiding them.pt_PT
dc.identifier.tid202150836pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2250
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectResolução de conflitospt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectClima positivopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectConflict resolutionpt_PT
dc.subjectDifferentiated learningpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectPositive environmentpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoElisa Morais.pdf
Size:
6.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: