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Authors
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Abstract(s)
Desde muito cedo, os pais têm a difícil tarefa de disciplinar os comportamentos
dos seus filhos. Na polémica questão sobre a disciplina parental há os que defendem
uma maior permissividade e outros que defendem um controlo adulto mais autoritário.
Neste sentido, a melhor estratégia é “trabalhar com os pais para a promoção do bem estar e desenvolvimento da criança, dada a relação de maior intimidade e envolvimento
com as mesmas e conhecimento da individualidade e história de cada uma” (Portugal, 1998, p.127).
No decorrer desta investigação pretendemos analisar e refletir acerca deste
assunto, incluindo uma parte mais teórica e outra empírica. Na parte teórica começamos
por abordar o contexto e conceito de educação parental e alguns dos estilos parentais existentes. Seguimos com a evolução do conceito de criança desde a antiguidade até aos dias de hoje, tendo em conta o desenvolvimento e aparecimento de algumas organizações como, a UNICEF. Neste sentido, é inevitável falar sobre as famílias e a escola que possuem um papel indispensável ao desenvolvimento e bem-estar das crianças. Por último, é abordada a educação e intervenção parental a nível internacional e nacional, com exemplos de programas de formação parental. Na parte teórica, tendo em conta o principal objectivo de perceber se os pais procuram orientação para lidar com os filhos e facilitar as suas práticas educativas, salientando a importância da formação parental, caracterizamos a amostra, 20 pais de crianças com 4 e 5 anos que se
encontram a frequentar o infantário, 10 pais pertencentes ao grupo experimental e os
outros 10 pertencentes ao grupo de comparação. Segue-se a descrição dos instrumentos utilizados (AAPI, Questionário de Expetativas de Desenvolvimento, Sentido de
Competência parental e Rede de Suporte Social) e a descrição dos procedimentos de
investigação.
No que respeita aos resultados obtidos existem algumas diferenças, ainda que
não sejam estatisticamente significativas no grupo experimental, comparando os dois
momentos de avaliação, e entre o grupo experimental e o grupo de comparação pelo que
os resultados quantitativos parecem apontar para uma tendência de eficácia em alguns
aspetos do programa Crescer Felizes. Os dados alcançados através da avaliação
qualitativa revelam-se, também, positivos no que respeita à aplicação do programa, às
sessões e à sua eficácia Para finalizar apontamos algumas limitações encontradas ao
longo da investigação, assim como sugestões para investigações futuras.
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Keywords
Educação parental Crianças Famílias Escola . Centro de Ciências Sociais