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Abstract(s)
Cada vez mais, o fenómeno desportivo é suportado pelo conhecimento de um conjunto
de disciplinas científicas que, quando devidamente articuladas sob um quadro de
complexidade coerente, promovem um melhor entendimento acerca das mudanças que
ocorrem no indivíduo.
Neste sentido, através da realização do presente trabalho, procurámos perceber qual o
enquadramento conferido ao golfe e se esse enquadramento é compatível com a ideia de
o golfe servir de ferramenta para a compreensão e transformação do indivíduo.
Para isso, através da literatura existente, procurámos conhecer quais as suas origens e
evolução, de que forma está caracterizado (conceitos e opiniões dos diferentes agentes
desportivos), qual a sua expressão (ao nível dos diferentes mercados) e que tipo de
estudos e investigações existentes (focados no jogador) apoiam a sua evolução.
De seguida, realizámos o enquadramento do golfe à luz da Taxonomia das Actividades
Desportivas de Fernando Almada e analisámos o swing com base no Modelo Taxonómico dos Desportos Individuais.
Como forma de testar a conjectura de que o golfe pode servir para a compreensão e
transformação do indivíduo, realizámos uma situação experimental com um grupo de 14
jogadores (com handicaps compreendidos entre 5 e 32) de forma a perceber se existiam
diferenças significativas no seu desempenho (p _ 0,05), quando expostos a diferentes
condições (uma condição confortável e a uma condição de desconfortável).
Os resultados globais (da amostra) não evidenciaram diferenças significativas, ao
contrário de alguns dos resultados individuais, que por sua vez, permitiram estabelecer ligações com as diferentes variáveis funcionais inerentes à realização do swing,possibilitando-nos a formulação de um conjunto de hipóteses que poderão servir de orientação à compreensão de algumas das características mais marcantes do jogador.
Description
Keywords
Golfe Swing Modelo Compreensão Transformação Atividade Física e Desporto . Centro de Ciências Sociais