Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Psicologia, educação e turismo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Psicologia, a Educação e o Turismo são três áreas científicas com enorme potencial para o futuro do Ensino Superior. O Turismo é uma das áreas de que Portugal mais depende economicamente. Assim, a nossa Educação tem um papel fundamental na formação dos profissionais neste setor potencializando a sua sustentabilidade. O caráter multidisciplinar desta indústria leva a considerar a Psicologia e, em particular, a Psicologia da Educação como áreas cruciais para a própria compreensão deste sistema, mas sobretudo das pessoas que nos visitam. O objetivo deste estudo consiste em averiguar se os cursos de hotelaria e turismo no ensino superior vão ao encontro do perfil psicológico dos turistas que visitam Portugal. Trata se de um estudo descritivo com análise de conteúdo documental, com uma amostra de 144 planos curriculares/de estudos dos cursos de Hotelaria e Turismo de 34 instituições de Portugal Continental e Regiões Autónomas, tendo sido analisadas 3432 unidades curriculares. Os resultados mostram que destas 3432 unidades curriculares apenas 13 estão relacionadas com a Psicologia, 201 com a Sociologia, Ciências Sociais e do Comportamento, 26 com o Bem-Estar, cinco com as Dinâmicas de Grupo, uma com o Desenvolvimento Pessoal e 35 focadas na Hospitalidade. Conclui-se que a Educação tem que ter em atenção a nova realidade do turista do século XXI, adaptando-se aos perfis psicológicos de quem nos visita para, simultaneamente, fomentar o bem-estar nos diferentes destinos através da formação avançada de recursos humanos competentes e inovadores.
Psychology, Education and Tourism are three scientific areas with enormous potential for the future of Higher Education. Tourism is one of the areas on which Portugal depends most economically. Thus, our Education has a fundamental role in the training of professionals in this sector, enhancing their sustainability. The multidisciplinary nature of this industry leads us to consider Psychology and, in particular, Educational Psychology as crucial areas for the proper understanding of this system, but above all for the people who visit us. The objective of this study is to find out if the courses in hospitality and tourism in higher education meet the psychological profile of tourists visiting Portugal. It is a descriptive study with analysis of documentary content, with a sample of 144 curricular / study plans of the Hotel and Tourism courses from 34 institutions in Mainland Portugal and Autonomous Regions, from which there were analyzed 3432 course units. The results show that of these 3432 curricular units, only 13 are related to Psychology, 201 to Sociology, Social and Behavioral Sciences, 26 to Well-Being, five to Group Dynamics, one to Personal Development and 35 focused on Hospitality. It is concluded that Education has to take into account the new reality of the tourist of the 21st century, adapting to the psychological profiles of those who visit us to simultaneously promote well-being in different destinations through the advanced training in competent and innovative human resources.

Description

Keywords

Psicologia Educação Turismo Cursos superiores de hotelaria e turismo Psicologia positiva Bem-estar Psychology Education Tourism Higher courses in hospitality and tourism Positive psychology Well-being Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License