Publication
Relatório de estágio de mestrado
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria da Conceição Figueira de | |
dc.contributor.author | Cruz, Dina Raquel Sousa | |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T15:16:30Z | |
dc.date.available | 2013-03-21T15:16:30Z | |
dc.date.issued | 2013-03-21 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente relatório em Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelha o percurso da minha intervenção educativa em duas valências, designadamente em creche e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No que concerne à primeira valência, esta foi desenvolvida com as crianças da sala de transição da creche “Cegonha”. Por seu turno, já a segunda teve lugar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- Escolar (EB1/PE) do Lombo dos Aguiares na turma do 3.º ano, encontrando-se ambas as instituições sediadas no concelho do Funchal. Importa ainda acrescentar que cada intervenção educativa teve um total de 100 horas mensais, sendo que a prática in loco na valência do 1.º CEB foi desenvolvida em parceria com a minha colega de estágio, e como tal, as atividades por mim programadas e orientadas não perfizeram as 100 horas mensais como na valência creche. As intervenções nestes contextos educativos possibilitaram-me, efetivamente, alicerçar os meus princípios orientadores enquanto futura profissional, no âmbito da Educação de Infância (EI) e do 1.º CEB, na medida em que pude transpor os fundamentos teóricos adquiridos ao longo do curso para as intervenções educativas que realizei. Desta forma, o relatório não se encontra estruturado de forma exaustiva, focando-me essencialmente sobre os pontos que não pude descurar no decorrer do estágio, visando, assim, uma prática distinta. Foi-me, então, significativo efetuar um levantamento, à priori, sobre as características delineadoras das crianças/alunos da faixa etária com que iria interagir, de modo a perspetivar atividades coesas e convidativas. Também outro ponto que considerei eminentemente significativo e a ter em atenção como agente educativa, foi a capacidade reflexiva que tentei assumir sempre no decorrer da minha prática in loco, de modo a colmatar algumas lacunas que pudessem surgir. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/353 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Creche | por |
dc.subject | Primeiro Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Intervenção educativa | por |
dc.subject | Capacidade reflexiva | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |